Estamos vivendo no mundo de crise e de muitas proporções em frente a uma pandemia que tem levado muitos entes queridos a morte! 
Existe esperança para nossa vida pessoal, familiar e para o mundo? Posso garantir que Deus não é e nunca foi autor de nenhuma doença. Deus nunca foi e não é originador dos sofrimentos e nem das enfermidades. A palavra de Deus diz (GN 1:31): “E viu Deus que tudo quanto tinha feito era bom, e foi a tarde e amanhã, do dia sexto”. Entendemos que Deus criou o mundo perfeito, sem nenhum traço de enfermidades, não existia vírus nem bactérias mortais, nem sofrimentos e nem mortes. As enfermidades e doenças não faziam parte do plano divino de Deus, todos planos e projetos de Deus é que a terra fosse povoada por pessoas felizes, saudáveis e santas, Deus olhou para o mundo e disse Deus: Que era bom. 
A morte é um dos sentimentos muito difíceis de se lidar. Mas o que trouxe a morte eterna foi o pecado que tomou conta do mundo como um intruso. A morte é um processo natural, universal e inevitável, contudo nós humanos não estamos preparados para enfrentar à finitude da vida, falar em mortes ou saber que alguém de quem gostamos ou amamos morreu, é sempre difícil por envolver uma série de emoções e sentimentos, independentes da idade que se tenha.
E como encarar a Morte? Não podemos esquecer que Adão e Eva foi quem abriu as portas das doenças, sofrimentos e enfermidades. Podemos observar na palavra que Deus nunca quis que seu povo fosse assim, em tudo o que separa a vida do homem de Deus é o pecado, diz a palavra (Is 59: 1;2) e quando somos afastados d’Ele, somos desconectados da fonte suprema da vida e da saúde, dos entes queridos que amamos, por conta do pecado que habita no mundo, as nossas iniquidades fazem separação entre nós e Deus. Independentes se somos crianças, jovens, e idosos, e quantos já não perderam a essência da vida e o sentido das coisas, devemos olhar para si mesmo e reconhecer que o filho do Homem veio buscar e salvar o perdido (Lc 19:10). A palavra nos revela que o maligno é chamado de mentiroso e homicida desde do princípio, esse mesmo anjo enganou Adão e Eva, e continua enganando a humanidade (Jo 8:44). 
Temos que escolher entre a vida e a morte? Porque o salário do pecado é a morte (Ro 6:23) tudo que o Filho veio fazer a este mundo foi para resgatar o perdido, quem enfrentou a morte pela humanidade foi Jesus. Mesmo diante da vida e morte, Jesus revelou que o Pai se importa conosco, cada milagre que Jesus realizou fala de um Deus que se importa com a nossa dor, e sofrimento. Lembrando dos milagres de Jesus quando abriu os olhos do cego, podemos entender e compreender quantas pessoas que ele destravou ouvidos surdos, curou mãos ressequidas e ressuscitou mortos, o próprio filho de Deus demonstrou o quanto nos ama genuinamente, ao morrer numa cruz, a palavra de Deus nos testifica que Jesus morreu para nos salvar da morte e do pecado (Jo 3:16). Perceba que Jesus ao morrer numa cruz desmascarou para sempre a mentira de satanás, quando Ele revelou que preferia assumir toda culpa vergonha e a condenação do pecado sobre si, a perder um de nós, a própria palavra diz que Ele não tinha pecado, para que n’Ele nos tornássemos justiça de Deus, e nos redimiu de toda maldição da lei (Gl 3:13)….                                               Pra. Vilany 
Baseado no Livro - Como Enfrentar a Morte (Editora Fiel)