“O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas lhe serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. Mateus 6: 32-34
Jesus nos ensina que vencemos a ansiedade quando entendemos que Deus é nosso Pai e conhece todas as nossas necessidades, ou seja, quando confiamos em Deus. Portanto a fé combate a ansiedade.
Mas como conseguir parar de me preocupar com todas as minhas necessidades?
Nosso coração e nossa mente estão cheios de muitas coisas. Temos muitas tarefas, muitas expectativas, muitas necessidades, muitas coisas para realizar. Fazemos tantas coisas, mas vivemos com o sentimento de não realização. Vivemos insatisfeitos. Precisamos parar e questionar o valor das coisas com as quais dedicamos tanto do nosso tempo. Estamos em tantos lugares que raramente estamos onde deveríamos estar, com a nossa mente guardada na paz de Deus.
Jesus não quis dizer que devemos deixar nossos afazeres nesse mundo e sim que devemos viver nesse mundo com nosso coração centrado no lugar correto.
Um escritor disse: “O mais importante é onde está o nosso coração. Quando nos preocupamos temos nosso coração no lugar errado”. (Henry Nouwen)
Portanto quando nosso coração se encontra no lugar correto, nossa mente e nosso coração estão guardados na paz de Deus. Como está em Filipenses 4:6-7:
“Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.
Aqui o apóstolo Paulo ensinou a vencer a ansiedade orando a Deus. A oração é uma disciplina de vida espiritual. E ter uma vida espiritual requer uma mudança no coração.
Através de Jesus, temos um relacionamento com o Pai. O Espírito Santo habita em nosso novo coração para sermos parte desse relacionamento entre o Pai e o Filho. Quando nos tornamos filhos como Jesus, nossa vida se torna uma continuação da missão de Cristo.
Nessa missão precisamos permanecer em um relacionamento de obediência ao Pai assim como Jesus. Nos esforçar para termos a disciplina de oração, dedicando algum tempo do nosso dia para ouvir a voz de Deus, deixando nossas preocupações e interesses, nos esvaziando de nós mesmos.
Essa nova vida não significa que seremos livres de lutas, mas que onde o Espírito nos dirigir, seja em um lugar alegre ou doloroso, todas as coisas fazem parte do caminho ao reino do Pai. E nesse caminho recebemos o cuidado e o amor de Deus, somos curadas e renovadas, somos satisfeitas no cuidado de Deus por nós, todas essas coisas são acrescentadas.
Irmãs precisamos cuidar do HOJE, desse presente. Hoje podemos ter um precioso momento de oração para ouvir a voz de Deus que traz a paz que excede todo entendimento e nos faz deixar o amanhã nas mãos daquele que cuida de nós. Que o nosso único anseio seja ouvir a voz de Deus a cada dia.
Vencemos a ansiedade quando temos uma disciplina na vida espiritual, priorizando tempo de oração e leitura da palavra para escutar a voz de Deus. Assim encontramos a paz e o cuidado de Deus, nossa mente e o nosso coração se afastam das preocupações e a ansiedade é vencida pela confiança em Deus.
—————————————————
Pra. Nathália Tonezer
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia /SP