Listen

Description

Deuteronômio, capítulo 5, fala a respeito dos dez mandamentos. Portanto, Moisés repetiu os mandamentos básicos da aliança, que eram os princípios pelos quais a nação deveria viver. 

Ele deu explicações detalhadas desses princípios, pois afetavam a vida cotidiana e o exercício religiosos das pessoas,

De acordo com o costume antigo, quando a realidade do dia a dia eram renovadas, podiam ser feitos ajustes para atualizar as leis. Nessa ocasião, Moisés fez frequentes ajustes e explicações em vista do modo de vida que os israelitas estavam prestes a entrar.

Eles não eram mais uma vasta multidão de viajantes que se deslocavam pelo deserto, mas estavam prestes a se tornar uma nação de colonos permanentes em um país agrícola e próspero.

Essas renovações nas leis de Israel não significaram que a religião dada a eles lá no monte tenha sido alterada. Os princípios permaneceram os mesmos, mas sua aplicação foi ajustada para se adequar às diferentes condições deles agora em Canaã.

Moisés repetiu os dez mandamentos que Israel havia prometido cumprir como parte da aliança. Esses mandamentos foram a base de todas as leis subsequentes de Israel.

Os dez mandamentos foram suficientes para convencer o povo de que eles eram pecadores, que não podiam permanecer no pecado na presença de um Deus santo e viver.

Eles, portanto, pediram a Moisés que recebesse as instruções de Deus em seus nomes e prometeram que fariam tudo o que Deus dissesse.

Meus queridos, os mandamentos de Deus tem validade até os dias atuais, por exemplo:

Honrar Pai e Mãe para que tudo vá bem e tenha vida longa na terra.

Não matar,

Não cometer adultério,

Não furtar, 

Não dar falso testemunho, 

Não cobiçar e a mulher do próximo, 

Não desejar a casa do próximo.

Tudo isso deve fazer parte de nossa obediência a Deus atualmente.

Deus te abençoe em nome de Jesus.