Devocional Edificai
Olá irmãos! Paz seja convosco. Sejam bem vindos a mais um devocional Edificai. Eu sou irmão Fábio dos Santos.
E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,
entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,
os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,
que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,
e vos renoveis no espírito do vosso sentido,
e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.
Efésios 4:17-24.
Quando dizemos natureza, estamos nos referindo, não ao meio ambiente e as suas variadas espécies de plantas, cores e animais e sim daquilo que é característico e próprio daquele ser, neste caso o homem. Por mais que nós seres humanos racionais, tenhamos certa consciência daquilo que é certo ou errado, sem a obra de Cristo em nosso viver seguimos uma lei espiritual que não podemos combater: a vontade da nossa carne que sempre pende para as coisas que são contrárias a palavra de Deus.
O pecado é um veneno tóxico, que está impregnado nas veias do ser humano e controla toda a sua vida e ele precisa ser medicado imediatamente. Contra o veneno só existe uma solução: um soro, um antídoto que irá combater aquele veneno até que a pessoa esteja totalmente desintoxicada. Quando estamos numa fase avançada de envenenamento, não queremos saber de Deus, ofendemos quem o serve, falamos coisas absurdas de tudo o que é sagrado e precisamos sermos urgentemente medicados e é isso que o Pai fez, enviou O antídoto ao mundo para desintoxicar o ser humano deste veneno e a partir daí, nós que entregamos nossas vidas a Cristo, passamos a combater o pecado e as tentações em nossas vidas.
Paulo fala exatamente sobre isso, alertando que nós não devemos andar como as demais pessoas: elas vivem segundo suas vontades e impulsos, mas nós que temos a Cristo devemos andar segundo a vontade dEle. Para isso é necessário termos uma vida de meditação na palavra de Deus, pois é isso que ele espera de seus filhos nascidos de novo. A palavra é nosso remédio, alimento e bebida. Quando nascemos de novo passamos a ter uma nova natureza em nós. Vivemos, sim, no corpo e nossas lembranças e memórias continuam preservadas, mas o poder dos impulsos pecaminosos perdem a sua força, pois o nosso espirito é regenerado e com a ação do Espírito de Deus, encontramos forças para combate-los. Deixamos de ter a visão escurecida pelo pecado e passamos a enxergar com clareza, nos tornando vigilantes e estratégicos contra os enganos que o inimigo tenta colocar em nosso caminho.
Peço a você amado irmão e irmã que leia este texto novamente e se porventura sentir que não tem a forças suficientes para vencer as tentações e tem andado de acordo com suas vontades e impulsos que ore ao Senhor. Orar, nada mais é do que falar com Deus e agir com sinceridade diante dEle, dizendo que você ainda tem sido vencido pela natureza antiga e não quer mais viver assim. Quer ser revestido do novo homem e ser uma pessoa justa e tenho certeza que o Senhor não resistirá a esta conversa e trocará as suas vestes.
Que Deus te abençoe! E tenha um excelente dia!