Efésios 4.7, diz: E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.
Ou seja, todos nós recebemos graça, o favor imerecido da parte de Deus, cada um recebeu esse favor de Cristo em uma medida exata, pois ele repartiu e distribuiu a sua graça conforme desejou em sua vontade e planejou em seu propósito.
Em Efésios 4.8-10, nos revela que: Por isso, é que foi declarado: “Quando Ele subia em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros e distribuiu dons aos homens”. O que significa “Ele subiu”, senão que também desceu às partes mais baixas da Terra? Aquele que desceu é o mesmo que semelhantemente subiu muito além de todos os céus, para preencher tudo o que existe.
Quando Cristo ressuscitou, ele foi ao inferno para tomar a autoridade de Satanás, e não somente triunfou sobre ele, mas também resgatou aqueles que morreram crendo na palavra de Deus, os levando para as regiões celestiais para estarem com ele para sempre, e nesse movimento de descer e subir, entre o céu e o inferno, na região intermediária que é a terra ele não a deixou abandonada, através do Espírito Santo ele deu dons aos homens, porque ele é aquele que preenche tudo,
não deixa nada e nem ninguém de fora do seu propósito.
Efésios 4.11-13, diz: Assim, Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com o propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da estatura da plenitude de Cristo.
Os dons que Cristo deu aos homens e a terra, são verdadeiros presentes de Deus ao mundo caído, pois, todo apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre que vem da parte de Deus e estão verdadeiramente ligados a ele, carregam em si e distribuem ao mundo as virtudes de Deus. Mas eles são dados especificamente e em primeiro lugar para a igreja, a noiva de Cristo, pois, o grande objetivo do trabalho deles é prepará-la para o dia do casamento com o Senhor. Todo o trabalhar e operar destes ministérios são voltados ao aperfeiçoamento dos filhos de Deus para servirem ao Reino de Deus e também ao mundo, eles devem trabalhar pela construção e crescimento de todo o corpo de Cristo, o objetivo é que cada membro deste corpo cheguem juntos em perfeita união ao conhecimento e fé na pessoa e obra de Jesus Cristo, sendo assim, atingirão a vontade máxima do SENHOR, ter milhares de filhos maduros semelhantes em caráter e atitudes como ao seu primogênito filho Jesus.
Em Efésios 4.14-15, está escrito que: O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro. Longe disso, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Em meio a todo esse trabalhar de Deus em benefício de seu povo e do mundo, existe oposição ferrenha, para que a vontade de Deus não se cumpra na terra, e é por isso que Satanás milita, inconformado com o decreto de sua derrota e perda de seu poder, simplesmente ele não aceita e sabendo que lhe resta pouco tempo, trabalha incansavelmente para impedir o nosso crescimento em Cristo. Como ele faz isso? Uma das maneiras é levantar ondas teológicas mentirosas, introduzir doutrinas de demônios, usando com astúcia pessoas perversas para conduzir muitos desprevenidos e ingênuos ao erro.
A advertência para nós é: estejam bem longes disso! Pelo contrário, concentrem-se em crescer em Cristo, em sua pessoa e obras.
Pois…Dele todo corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. (Efésios 4.16)