Listen

Description

"Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’.
Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.
E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo.
Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".

No Antigo testamento os juramentos eram feitos em nome de Deus ,Genesis 31:44,50,53 estava frequentemente relacionado a um pacto ou uma celebração .

Mas na época de Jesus os fariseus e os mestres da lei tinham elaborado um sistema de juramentos em que alguns juramentos eram considerados mais vinculativos do que outros. Eles imaginaram que eles diminuíram sua responsabilidade se não usassem diretamente o nome do Senhor em um juramento. Por isso jurariam pelo céu, ou pela terra, ou por Jerusalém, ou pelo templo, ou até pelas próprias cabeças.

Mas Jesus salientou que Deus ainda está presente como testemunha, não importa qual fórmula eles possam recitar
Quem nunca disse a frase “juro por Deus “para querer provar estar dizendo a verdade !

Quando juramos por algo queremos colocar um peso maior na nossa palavra ,para que acreditem que estamos dizendo a verdade .

Mas jesus ensina nesse texto que nossa palavra tem que ser sim ou não ,que não precisamos provar honestidade nem sinceridade usando coisas maiores para confirmar nossa palavra .

Todo o conceito de juramentos dos fariseus era ofensivo a Deus.
Para eles, era uma maneira de evitar dizer toda a verdade e jeitosamente usavam juramentos para esconder seus falsos ensinos.

Isso era o oposto do que um juramento que agradava a Deus deveria ser. Então, Jesus lhes disse simplesmente para dizer “sim” ou “não”. Qualquer coisa além disso é inspirada pelo próprio demônio, que é um mentiroso e pai da mentira.

Jesus ensina com isso que devemos ser sinceros nas nossas palavras ,pois somos filhos de Deus e a verdade está em nós.

Integridade nas palavras é melhor do que torrentes de juramentos.

Há ocasiões em que um juramento é apropriado e agrada a Deus. Paulo chamou a Deus como seu testemunho de que ele estava dizendo a verdade em mais de uma ocasião (por exemplo, veja Romanos 1:9; Gálatas 1:20).
O governo tem o direito de prestar juramento aos cidadãos quando testemunham em tribunal, quando entram nas forças armadas ou quando são admitidos em cargos públicos. Sob tais circunstâncias, um cristão não deve hesitar em fazer um juramento e certamente será obrigado por ele.

Mas juramentos em conversas comuns estão completamente fora de lugar. “Por Deus” ou “juro por Deus” ou expressões semelhantes são ofensivas a Deus, Êxodo 20:7 “Não tomarás o nome de Deus em vão “ .

No entanto, mesmo os cristãos às vezes se tornam culpados por esse tipo de linguagem, talvez sem querer, nem pensam no que estão dizendo. Como cristãos devemos vigiar para não cometer tais erros.

Devocional florescer
Por Pastora Raquel Carneiro
IEQ sede - Hortolândia