Listen

Description

Vamos meditar em Tito 2:3 (NVI)
“Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.”

As instruções que Paulo descreve na carta de Tito referente ao papel do discipulado feminino são bastante específicas, quando diz que as mulheres mais velhas deveriam ser REVERENTE NA SUA MANEIRA DE VIVER, NÃO CALUNIADORAS NEM ESCRAVIZADAS A MUITO VINHO, ele se refere ao que acontecia naquela época, pois era comum que as mulheres se reunissem para difamar , fofocar e agredir verbalmente…

Isso te soa familiar? Tenho certeza que você já passou por isso ou conhece alguém que se afastou dos caminhos do Senhor porque foram difamadas por outras mulheres.

Paulo adverte que servir a Cristo é um chamado para viver em santidade e obediência de acordo com a palavra de Deus.

Em Provérbios‬ 18:21‬ está escrito:
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.”
‭‭e em ‭‭Provérbios‬ ‭10:11 diz: “A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência.”*

Nós somos responsáveis pela “morte” ou “vida” que geramos no nosso próximo através de nossas palavras.

Paulo exorta as mulheres mais velhas a tomarem muito cuidado com sua fala, pois como lemos, nossas palavras tem poder! Ele também instrui que ao contrário de Caluniadoras, que essas mulheres sejam capazes de ensinar o que é bom, aquilo que Deus diz que é bom como vemos descrito nos versículos 4 e 5 de Tito 2:
“Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.”

Da mesma forma que Jesus chamou para si discípulos, onde passou a conviver, partilhar, exortar em amor e a ensinar sobre a conduta para vida eterna, Paulo também deixa a responsabilidade para que mulheres mais velhas discipulassem mulheres mais jovens.

Como mostra nos versículos que lemos, esse relacionamento de discipulado é estar próximo, caminhar junto, dividindo suas dificuldades, dores, erros e acertos e receber orientação, palavra de exortação, amor e impulsionamento.

Nós mulheres não temos apenas o dom de gerar uma vida humana, mas também de gerar vida espiritual, que através do discipulado e do relacionamento de amizade entre mulheres, nos tornemos mulheres piedosas.

Por vim quero convidá-la a se aprofundar nesse texto, e voltar o espelho dessa palavra para si, pergunte-se como você mulher pode servir outras mulheres, como você pode gerar vida através das suas palavras.

Fiquem com Deus