Nessa passagem Paulo fala de dois companheiros Timóteo e Epafrodito.
Timóteo era como um filho fiel para Paulo. Converteu-se na primeira viagem missionária de Paulo, cresceu espiritualmente e passou a ter bom testemunho em sua cidade, depois se uniu à Paulo em sua segunda viagem missionária. (At 16:1-2).
Timóteo já tinha um coração voltado ao Senhor, pois desde criança aprendeu sobre a fé com a sua vó Loide e a sua mãe Eunice. ( 2Tm 1:5, 3:15). Vejam como é um importante nós mulheres ensinarmos as crianças sobre a fé em Jesus. Elas aprendem verdades eternas que serão muito importantes ao longo de suas vidas.
Timóteo se tornou cooperador de Paulo e o seu mensageiro as igrejas. Provavelmente Timóteo esteve preso com Paulo em Roma. Ele era jovem ( 1Tm 4.12) tímido ( 2Tm 1:7-8) e doente (1Tm 5.23).
Ele também esteve com Paulo quando a igreja de Filipos foi estabelecida, e também os visitou mais de uma vez. Portanto era uma pessoa indicada para voltar a Filipos.
Quando Paulo escreveu a carta aos filipenses, ele já tinha muita experiência, e estava preparando Timóteo para continuar a obra de Cristo. Da mesma forma, independente da nossa idade, é importante estimularmos e ajudarmos os mais jovens a trabalharem na obra de Cristo. Eles precisam ser despertados para esse chamado. É maravilhoso quando pessoas de diferentes idades servem juntas ao Senhor como seus cooperadores.
Paulo tinha muitos cooperados, mas Timóteo era singular, pois todos os outros buscavam seus próprios interesses, mas Timóteo era obediente e submisso a Cristo. Ele não buscava riqueza, nem promoção pessoal, não buscava vantagens, seu alvo era cuidar dos interesses da igreja.
Timóteo não ficava escolhendo o serviço, ele simplesmente servia a Paulo e aos outros no que era necessário. Mesmo sendo jovem ele não tinha problemas em se submeter a liderança de Paulo e servia com alegria. Como um servo fiel e obediente aprendeu muito ao lado de Paulo e teve um importante papel para crescimento do evangelho. Quando cuidamos dos interesses da igreja, quando colocamos os outros em primeiro lugar, quando estamos dispostos a servir no que for preciso, Deus acrescenta o que precisamos, Ele sempre cuida de nós e dos nossos. Não precisamos andar preocupados quando estamos servindo ao Senhor. (Mateus 6:33)
Epafrodito era um cristão da cidade de Filipos, que foi enviado para levar uma ajuda financeira da igreja para Paulo, durante o período em que Paulo esteve preso. E também foi responsável por levar a carta de Paulo aos filipenses. Ele estava disposto a correr riscos pelo evangelho. Era um companheiro de lutas (versículo 25) pronto a servir a igreja.
Algo importante entendermos é que Epafrodito ficou doente quando chegou em Roma para visitar Paulo, possivelmente vítima da febre romana. Sua enfermidade foi grave e ele quase morreu. Paulo fala que Deus teve misericórdia de Epafrodito e o livrou da morte. Ele se dispôs a enfrentar todas essas dificuldades, correr riscos para servir a igreja, pela obra de Cristo. Por isso Paulo no versículo 29 e 30 escreveu aos filipenses:
“Recebam-no, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrem sempre os que são como ele. Porque, por causa da obra de Cristo, ele quase morreu, arriscando a própria vida, para suprir a ajuda que vocês não podiam me dar pessoalmente.”
Filipenses 2:29-30 NAA
Quero encerrar deixando algumas reflexões: você está disposta a servir se submetendo a autoridade de um líder, para trabalhar pelo interesse da igreja e dos outros? Vocês está disposta a servir a Cristo ainda que isso signifique correr riscos? Reflitam na palavra do Senhor , Deus abençoe e tenham um bom dia.
————————————————
Pra. Nathália Tonezer
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia-SP