“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13
Paulo começa dizendo “prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Jesus Cristo”. Mesmo feito muito para a obra de Cristo, Paulo não se gloria e se coloca em uma posição de que ainda precisa aprender, se esforçar e prosseguir.... Paulo nunca estava satisfeito com o seu crescimento espiritual quando ele se comparava com Cristo. Ele tinha consciência de que não alcançaria a perfeição, pois era um pecador que sabia que a perfeição não seria alcançada nessa vida. (Romanos 7: 14-25)
Para prosseguir precisamos ter consciência de que somos pecadores, dependentes de Cristo, servos de Cristo e nosso objetivo deve ser Cristo.
Outro ponto que Paulo fala é de não se distrair: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim. Não podemos nos preocupar com o passado e nem com o futuro. Paulo fala como se ele estivesse em uma corrida, e olhar para trás atrasaria seu objetivo.
Irmãs deixem o passado, deixem as mágoas, deixem as brigas, deixem as frustrações, deixem as injustiças pois agora vocês possuem um objetivo maior e eterno. Quanto ao futuro aprendam a confiar no Deus soberano, que sabe tudo que vocês precisam, deixem o controle das suas vidas totalmente nas mãos de Deus.
Precisamos ter determinação, prosseguir para o alvo. Paulo trás esse encorajamento pois sabe que surgirão barreiras na sua jornada. Mas você precisa prosseguir sempre! Isso quer dizer que se você cair, levante. Se você tiver medo continue. Se algo se levantar, ore busque sabedoria pois isso também faz parte do processo, e Deus irá te conduzir e tenha certeza que com Ele você irá prosseguir. Paulo não prosseguia por prosperidade, ou fama, ou saúde ou sucesso, sua aspiração era Jesus.
Lute contra a incredulidade, o medo, a dúvida, a mentira, o desânimo, o pecado e prossiga para o alvo o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, que é plenitude de bençãos e recompensas na era que há de vir, na comunhão perfeita com Cristo na eternidade.
É importante que vivamos conforme a verdade que já reconhecemos e aceitamos. “Andemos de acordo” está no plural, pois também trás um sentido de andar em harmonia com os outros. Paulo mais uma vez trás a importância de vivermos em cooperação e amor uns com os outros.
————————————————
Pra. Nathália Tonezer 😊
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia-SP