01 de março de 2021
Filipenses 4:1-7
Alegrem-se sempre no Senhor
O primeiro versículo é de transição e conclusão da seção anterior, onde Paulo pede para os filipenses permanecerem firmes no Senhor.
No versículo 4:2 Paulo fala de uma tensão na igreja que envolvia duas mulheres: Evódia e Síntique. Paulo fala delas com carinho, como mulheres que juntas se esforçaram comigo no evangelho, ou seja mulheres que efetivamente desenvolveram um ministério. Ainda assim, ele precisa exortá-las para terem o mesmo modo de pensar.
Não sabemos os motivos de discórdia entre essas duas mulheres, mas Paulo as chama para a reconciliação. No capítulo 2, verso 2, Paulo já havia falado sobre isso: tenham o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor e unidos de alma e mente.
Irmãs todas nós somos chamadas para servir a Cristo, assim como essas mulheres, nós também podemos servir ao Senhor. Porém precisamos entender que esse trabalho deve ser feito não da nossa maneira de pensar, mas da maneira de Cristo. Não podemos estar unidas a Cristo e desunidas como irmãs. A maneira de Cristo sempre é com humildade e em unidade. Não podemos realizar as coisas sozinhas, temos que nos submeter a trabalhar com nossos irmãos e irmãs juntos, sem partidarismo, ou seja sem preferir um e outro não, concordando em tudo que for necessário para o crescimento da obra de Cristo, sempre considerando o outro superior a você mesmo. Para servir a Deus precisamos deixar os nossos interesses e causas pessoais de lado servindo em obediência ao Pai, assim como Cristo fez.
Também precisamos entender que nosso chamado para servir é dentro da igreja, Paulo em todo tempo fala do serviço na igreja. Portanto precisamos congregar e mais que isso, nos envolver e nos dedicar para o crescimento da igreja. Sempre respeitando a ordem e as autoridades eclesiásticas, pois esse respeito e obediência, também fazem parte do mesmo modo de pensar de Cristo.
Alegrem-se sempre no Senhor! Independente das circunstâncias e com profundo contentamento no Senhor alegrem-se. Contentamento é um estado de alegria e satisfação. É uma pessoa grata, satisfeita em Deus e feliz no Senhor. Deus é constante, eterno, bom o tempo todo, Nele não há mudança, por isso podemos nos contentar em Deus e no seu amor, confiando no seu cuidado por nós. Já as coisas desse mundo são passageiras, inconstantes, corruptíveis, portanto, não podemos ter essas coisas como motivo para a nossa alegria.
A alegria não quer dizer ausência de problemas ou lutas. A alegria é uma ordenança e não uma opção. Ser alegre é um mandamento e não uma recomendação. O evangelho trouxe alegria, o Reino de Deus é alegria, o fruto do Espírito é alegria, por isso o cristão é alegre no Senhor.
O cristão não deve andar preocupado e ansioso, mas deve colocar a sua confiança no Senhor. Ansiedade é o resultado de olharmos para os problemas em vez de olharmos para Deus. E também pode ser uma excessiva preocupação com coisas materiais. A ansiedade rouba a nossa fé, nos torna incrédulos de que Deus está no controle.
Paulo ensina substituir a preocupação por oração, quando isso acontece a paz de Deus que excede todo entendimento, guarda o nosso coração e a nossa mente em Cristo. (1Pe 5:7; Mt 7:7-11). A paz de Deus assume o controle, nos livrando de todo medo, ansiedade ou tentação.
Oração é comunhão e relacionamento com Deus. Precisamos orar e colocar a nossa atenção em Deus. Vamos descansar no cuidado do nosso Pai.
————————————————
Pra. Nathália Tonezer 😊
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia-SP