Nesses versículos podemos ver Paulo trazendo uma palavra de incentivo aos Filipenses, mesmo ele estando preso naquele momento.
No verso 12, Paulo exorta o povo a se manter em obediência. Eles deveriam obedecer mais, agora que Paulo não estava com eles. Podemos entender que pelo fato de não, ter alguém ali sempre dando instruções e resoluções às questões da vida cristã, eles deveriam se apegar ainda mais ao que Paulo ensinou para que continuassem no caminho correto.
No verso 13, vemos uma palavra muito forte: "Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações." (NTHL) Aqui entendemos que Deus está zelando para termos condições de obedecer! Agindo por nós para ficarmos no caminho.
O verso 14, apesar de bastante curto e direto, diz que se deve fazer tudo isso sem queixas nem discussões. E aqui vemos algo muito importante. Quando Obedecemos, devemos obedecer com um coração voltado a Jesus, onde teremos gratidão e felicidade. As reclamações e discussões nos dividem e nos afastam desse caminho, nos enfraquecendo, deixando-nos frios. Por isso devemos sempre obedecer a Deus de bom grado e não nos perder nas discuções.
Do verso 15 ao 18, Paulo os exorta a serem como estrelas, ou seja, se destacar em meio às pessoas corruptas e más. Assim, sendo um diferencial para que a palavra seja levada até elas. Devemos ser sal da terra e luz do mundo! Aqui Paulo novamente diz para que se alegrem com ele, (mesmo estando preso), porque se continuarem a seguir esse caminho todos estarão com Cristo pela eternidade.
Nesse trecho podemos ver como Paulo exorta o povo para continuarem desenvolvendo sua salvação! Ele havia ensinado o Caminho, mas o povo tinha muito o que caminhar. Podemos ver esse texto como nosso desenvolvimento em Cristo e nas coisas dEle. Nunca esquecer que o caminho é a obediência. Ser um agente de mudança na sociedade. E ser reflexo de Jesus nessa terra, crescendo em obediência e desenvolvendo nossa salvação.
Obrigado por ouvir até aqui e até a próxima.