Bom dia, meus irmãos, a paz seja com Todos.
Meu nome é Carlos Chaves, Sejam bem-vindos novamente ao Devocional Edificai.
Gálatas 2:11-14 traz diversos ensinamentos para nós, mas hoje eu quero focar em apenas um ponto: a hipocrisia de Pedro.
Pedro como um líder da igreja, teve algumas atitudes mundanas, a bíblia diz: “No começo, quando chegou, ele comia com os gentios. Mais tarde, porém, quando vieram alguns amigos de Tiago, começou a se afastar, com medo daqueles que insistiam na necessidade de circuncisão.” (V.12)
Ele tinha uma dupla personalidade, quando estava com os gentios se comportava igual gentio, mas quando tinha judeus próximos a ele, se afastava dos gentios, provavelmente, com medo de ser confundido como tal.
Essa atitude foi de extrema gravidade, pois Pedro era um dos principais líderes da igreja, um homem a ser copiado, e a escritura diz: “Como resultado, outros judeus imitaram a hipocrisia de Pedro, e até mesmo Barnabé se deixou levar por ela.” (V.13)
Pedro foi uma pedra de tropeço para os judeus que viram tal atitude, e até mesmo Barnabé, um incentivador dos irmãos, agora foi influenciado de forma negativa pelo líder da igreja, Pedro.
José, a quem os apóstolos deram o nome Barnabé, que significa "Filho do encorajamento", era da tribo de Levi e tinha nascido na ilha de Chipre. (At 4:36)
Concluindo, pessoas com cargos de liderança na igreja, necessitam de um cuidado dobrado com suas atitudes, pois algumas atitudes tomadas de maneira errada, podem prejudicar não somente o líder, mas as demais pessoas que a copiaram, até porque, nós devemos ser pessoas a sermos copiadas, imitadoras de cristo.
Sejam meus imitadores, como eu sou imitador de Cristo. (1 Cor 11:1)
Carlos Chaves — Clube de Leitura IEQ
Devocional Edificai
IEQ Sede — Hortolândia/SP