Listen

Description

Ao Ler este capítulo nós vemos que os homens se uniram não para construir uma cidade apenas… uma torre comum, mas para construir algo em rebelião a Deus. Babel alguns estudiosos dizem que significa portal dos deuses, então eles estavam motivados pela notoriedade e pela fama (para fazer um nome) e substituíram Deus por outros deuses que seriam cultuados naquele lugar, além disso, contrariando a vontade de Deus de povoar e encher a Terra, eles não queriam ser espalhados... a torre seria unificada, um símbolo de uma sociedade em que os homens tentariam estabelecer seus próprios planos.
Estudos apontam que ali seria estabelecida até uma nova religião, pois chegaria aos céus, ou seja, seria um monumento com propósito religioso para estabelecer contato com deuses e consultar astros, o que significava total apostasia, o que é abandono da fé.

Deus então no versículo 5 e 6 entra em conselho com a trindade e exerce seu juízo, confundindo a linguagem deles, e não mais se entendendo a construção foi interrompida. Deus mostrou-se soberano quando cumpriu seu desígnio de povoar a Terra já que cada grupo foi para um lugar segundo sua língua.

Vemos nesse texto que os planos de Deus não podem ser frustrados e que sua graça sempre triunfará. Naqueles dias não houve falta de instrução, eles sabiam que deviam povoar a Terra, mas mesmo assim decidiram construir a cidade e não se espalhar. Isso acontece muitas vezes conosco... conhecemos as escrituras, mas a ignoramos e fazemos o que temos vontade sem consultar o Senhor, sem colocá-lo nos nossos planos.

Precisamos entender que Deus é soberano e sua vontade sempre prevalecerá, então que estejamos dentro da vontade dEle para que nossos planos sejam abençoados.

Fiquem com Jesus.