O capítulo inicia com o diálogo entre a serpente e Eva, onde a serpente vem até a mulher e começa com o questionamento “É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?”
Nesse instante, quando a Eva decide dar ouvidos a “serpente”, ao diabo, todo o rumo da história muda. Eva diz, nas palavras dela, que Deus havia os orientado a não comer o fruto de uma das árvores e a serpente discorda com intensidade sobre essa proibição e desperta os olhos de Eva para a árvore, que era bonita e com frutos bons.
Diante do discurso de que Deus estaria a proibi-los para que ela e Adão não se tornassem como Deus, Eva toma um fruto para si e o come, também dá a seu marido que também come. Nesse momento os dois sentem vergonha de sua nudez e fazem para si vestimentas.
Quando Deus está passeando pelo Jardim e chama o homem, ele já não responde, se esconde de vergonha, mas Deus o encontra e Adão descreve o que ocorreu.
Então o castigo de Deus sobrevém sobre a serpente, que a partir dali andaria se rastejando e comendo o pó da terra, sendo ela e a mulher inimigas a partir dali. E sobre a mulher Deus anunciou que aumentaria o sofrimento na gravidez e ao dar à luz a filhos sentiria dor.
Sobre Adão, Deus determinou que pelo pecado dele a terra seria maldita, ele haveria de trabalhar duramente para obter alimento e da terra que ele veio ele também retornaria.
Deus então expulsou o homem e a mulher do jardim e protegeu a árvore-da-vida, versículo 24: “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore-da-vida.”
Essa passagem tão conhecida da Bíblia, nos chama atenção para alguns pontos sobre o pecado de Eva:
1) Ela deu ouvidos a serpente, tirou sua atenção daquilo que era certo, reto e perfeito;
2) Deu espaço para dúvidas, sobre Deus em seu coração;
3) Eva respondeu à serpente com suas palavras, e não fielmente ao que Deus havia lhe dito;
4) Eva abriu seus olhos para o pecado, pensou em si, em que a agradaria e não a obediência a Deus;
5) Adão e Eva abriram os corações para a ingratidão e insatisfação às maravilhas que Deus já havia disponibilizado a eles.
Por fim, nós como homens e mulheres de Deus, mas que ainda estamos nesse mundo e somos da descendência pecaminosa de Adão e Eva, devemos andar em retidão, não devemos dar ouvidos ao diabo, o qual se apresenta a nós não de forma assustadora, mas chega de forma silenciosa, com palavras agradáveis à carne e toma conta do nosso ser a cada pequena brecha que dermos. E termos a palavra de Deus em nosso coração e jamais duvidarmos dela nos nossos corações nos tornará mais que vencedores sobre o pecado.
Deus abençoe e um ótimo dia!!