Listen

Description

Conforme lemos no texto bíblico acima, vemos que Deus observou que Noé era o único justo em toda terra, pois tudo estava
corrompido.

Então ordenou que ele construísse a arca e entrasse com sua família, porque a terra seria destruída através do dilúvio. Naquele tempo não havia chuva, a terra era regada pelo orvalho, mas o Senhor Deus enviou o dilúvio para purificar a terra de toda impureza.

Então ordenou que Noé levasse sete casais de animais puros, macho e fêmea de cada espécie, um casal de animal impuro de cada espécie, também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea. E assim o Senhor ordenou a Noé e disse: "Daqui a sete dias farei chover sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites.

Noé obedeceu, fez tudo o que o Senhor Deus lhe dissera.

Noé entrou na arca com sua família, esposa, filhos e noras e também com os casais de animais grandes, pequenos, puros e impuros e aves.
Ele tinha seiscentos anos quando o dilúvio caiu sobre a terra

Somente Noé, sua família, sua esposa, (seus filhos: Sem, Cam e Jafé ), noras e os animais que estavam na arca se salvaram do dilúvio. Como as pessoas não creram nas palavras de Noé, o dilúvio começou então os olhos daqueles que ficaram do lado de fora se abriram, e ficaram desesperados! Batiam na porta desesperadamente e gritavam para que lhes abrisse a porta, mas infelizmente era tarde demais... pois o Senhor Deus fechou a porta por fora, e Noé jamais conseguiria (Verso 16).

Então toda terra foi destruída, todos os que ficaram do lado de fora, homens, mulheres, animais, tudo!

A arca flutuava, as águas perseveravam, pois o dilúvio continuou por quarenta dias e quarenta noites. As águas subiram até as montanhas mais altas.

Só restara Noé e sua família. E assim foi, as águas permaneceram na terra por cento e cinquenta dias.

Relacionado a essa Palavra, vemos em Mateus 24:37-39, sobre a volta de Jesus, que as pessoas comiam, bebiam e se casavam, ou seja, viviam normalmente, até que veio o dilúvio. (aqui Jesus estava dizendo aos seus discípulos sobre os acontecimentos futuros que acontecerão, com a Sua volta). " Como foi nos dias de Noé, assim será a volta do Filho do Homem.

Da mesma forma que Noé avisou as pessoas que estavam vivendo sem Deus, fazendo o que bem entendiam, assim ocorre atualmente, quando dizemos as pessoas que Jesus está voltando, muitos não acreditam, não se preocupam e continuam vivendo à sua maneira, "livremente" como imaginam, não valorizam a vida eterna, muito menos o sacrifício de Jesus. Mas assim como Deus fechou a porta pelo lado de fora, quando Jesus voltar, não haverá mais chance.

Armados irmãos(ãs), que não sejamos negligentes como aqueles que ficaram do lado de fora da arca. Jesus é a nossa arca, estejamos Nele, e anunciemos a sua volta a todos quanto pudermos. Ele é o nosso Porto Seguro.

Tenham ótimo dia, que Deus abençoe.

Pastora Fátima Oliveira Neves.
IEQ Sede Hortolândia/SP.