Olá amados irmãos. Paz seja convosco! Sejam bem vindos ao nosso devocional Edificai. Hoje falaremos sobre o primeiro capítulo de Hebreus, cujo tema é a revelação de Deus.
Este capítulo nos revela que Deus anteriormente falava com as pessoas se utilizando de um grupo seleto de pessoas intituladas dê os profetas. Estes, ou seja, os profetas, recebiam a incumbência de direcionar o povo a seguirem e andarem dentro da vontade de Deus. Sabemos que Jesus, o filho de Deus, não se encontra fisicamente ao nosso lado falando, e embora o versículo 1 diga que Deus fala a nós hoje por intermédio de seu filho, o escritor está se referindo a palavra de Deus e podemos encontrar essa afirmação no evangelho de João 1: 1-3 “No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus, todas as coisas foram feitas por Ele e sem ele nada do que foi feito se fez.” também podemos ver que Jesus estava com Deus em Gênesis 1: 26ª “Façamos o homem, a nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”, mostrando que Deus estava com Cristo no momento da criação e a prova é porque ele diz: Façamos ao invés de farei e também diz: Nossa imagem ao invés de minha imagem, bem como, nossa semelhança ao invés de minha semelhança. Deus constitui Jesus herdeiro de tudo: do reino, do governo e da autoridade, por conta da submissão e obediência plena ao plano da redenção do ser humano. O capítulo se desenrola, ainda, fazendo comparações entre Jesus e os anjos, possivelmente porque alguns estariam querendo ensinar que Jesus não era quem realmente estavam pregando e o escritor vem explicando e mostrando em passagens bíblicas o que Deus diz a respeito dos anjos e a respeito de Jesus, quebrando assim o engano que possivelmente estaria se levantando naquele tempo.
Para concluir o capítulo, podemos entender o seguinte: os anjos não são como o Filho de Deus, porém são importantes, mas não ao ponto de serem adorados ou homenageados e, segundo o escritor do livro, existe alguma outra função dos anjos que seja mais importante além de ajudar e servir aos cristãos que irão herdar a vida eterna?
Nisto eu concluo dizendo: não é maravilho sabermos que mesmo nós, sendo mais frágeis e pequenos, Deus, através de seu Filho, nos redime da condição de perdidos e nos dá todas as condições para concluirmos a nossa caminhada até o céu? Não desanime, não pare de crer nas promessas de Deus, pois mesmo que elas não se cumpram neste mundo, o que não acredito que irá acontecer, porque O que prometeu é fiel para cumprir, a vida eterna com Cristo não se comparará a nada do que vivermos aqui, será muito maior e melhor do que imaginamos!
Que Deus te abençoe, um forte abraço e um excelente dia!
Fabio dos Santos
IEQ Sede Hortolândia