Listen

Description

Bom dia, a Paz seja convosco!

Estamos começando mais um Devocional edificai

Aqui quem fala é o Pastor: Wagner Nascimento

E o nosso devocional é de forma introdutória ao livro de Romanos.

Amados, se preparem, pois, por estes dias nós estudaremos o livro de Romanos, que é sem dúvida um tesouro teológico e um oásis do conhecimento de Deus e seus planos.

A introdução da Epístola aos Romanos é uma consumada fusão de autoridade e tato. Visto que Paulo era pessoalmente desconhecido dos cristãos da cidade de Roma, ele se deu ao trabalho de explicar os motivos pelos quais lhes escreveu.

Ele se determinou a escrever esta carta porque fora impedido de visitá-los, na sabedoria de Deus, Paulo foi impedido de ir à Roma na ocasião e da maneira que ele tinha planejado.

O apóstolo ansiava ver ali os seus irmãos cristãos a fim de infundir-lhes “algum dom espiritual”, mas Deus planejava algo melhor, em vez de permitir que Paulo fizesse a desejada viagem, Deus o inspirou a instruir os cristãos romanos nas doutrinas da graça por meio desta Epístola.

Desta forma, a providencial frustração do louvável propósito de Paulo, levou ao permanente enriquecimento de toda a Igreja de Deus.
Esta Epístola preservou o ensino autoritativo e sistemático do apóstolo dos gentios, e continua promovendo a infalível norma pela qual toda apresentação do evangelho deve ser julgada.

Assim, em lugar de simplesmente firmar os crentes da cidade de Roma pelo ensino oral, uma honra maior foi reservada por Deus para o seu servo, sim, pois, todo cristão que deseja torna-se firmemente baseado na fé, ainda deve sentar-se aos pés de Paulo de Tarso, e receber com toda a humildade aquele “evangelho de Deus que primeiramente lhe foi confiado" pela revelação de Jesus Cristo”

Por isso, a influência literária de Paulo exercida na Epístola de Romanos tem impacto direto nas gerações e séculos.

Neste trilho, romanos eleva-se acima de todas as demais porções do NT em sua declaração sobre a independência da igreja de Cristo, carregando dentro de si, em forma de semente, todas as características distintas do cristianismo.

Há estudiosos renomados e colaboradores do Evangelho que relatam que se pudéssemos preservar somente o evangelho de João e a epístola aos Romanos, o cristianismo seria salvo.

Muito Embora, o apóstolo Paulo de forma primordial tenha escrito a epístola aos Efésios que acentua alguns temas da doutrina da igreja de forma mais completa que Romanos, com tudo como uma expressão total da fé cristã, nada existe em todo o NT que possa equiparar-se á epístola aos Romanos.

Sem dúvida, acima de todos os outros livros Neotestamentários, a epístola aos Romanos expressa a teologia paulina, a qual determina o rumo do pensamento teológico da igreja Cristã.

Ao passo, como disse Lutero, “Posto que esta epístola é uma luz e uma vereda para a totalidade das escrituras, penso que não convém que somente cada crente a conheça de memória, mais que também que se exercite na mesma, sempre e continuamente, como se fora o pão diário de sua alma.

Verdadeiramente, ninguém pode tê-la com demasiada frequência, ou estudá-la demasiadamente bem; pois quanto mais a estudamos, mais fácil ela se torna; quanto mais a mastigamos, mais agradável ela fica; e quanto mais meditativamente ela é pesquisada, maior é o número de preciosidades que ali descobrimos, tão grande é o número de tesouros espirituais que ali se ocultam”.

Por fim, leia sem cessar, estude e depois medite sem pressa, deguste cada porção, pois o banquete a seguir foi preparado pelo Apóstolo Paulo para a mais alta corte no reino dos céus; os santos comprados por Jesus Cristo e separados para o Evangelho.

Deus os abençoe
Deus seja louvado