Marcos 4:39 Então, Ele se levantou, repreendeu o vento e ordenou ao mar: “Aquieta-te! Silencia-te!” E logo o vento serenou, e houve completa bonança.
Queridos Jesus estava repousando após um dia exaustivo, alguns dos seus discípulos eram pescadores e conheciam bem o Mar da Galileia, eles já haviam com certeza passado por várias outras tempestades, isso não era um problema para eles.
Porém essa tempestade era algo bem diferente daquilo que eles já haviam vivido.
No Senhor não há prazer em nos ver perecer, a palavra de Deus diz que o povo perece por que lhes falta o conhecimento (Oseias 4:6), os discípulos se desesperam pois lhes faltou o entendimento de quem de fato estava com eles naquele barco, se eles tivessem clareza, certamente ficariam tranquilos em saber que o Senhor dos Senhores estava ali.
Perceba que Jesus ao falar para eles “Por que sois covardes? Ainda não tendes fé?” (versículo 40), demonstra a falta de fé da parte daqueles que já haviam presenciado tantos e tantos milagres da parte do mestre, a todo tempo Jesus se dedicava a ensiná-los a fazerem obras ainda maiores que as que ele fazia.
Jesus não os repreendeu por sentirem medo, pois sentir medo é algo fisiológico e natural, o medo só não pode nos paralisar e nos impedir de fazer aquilo que é para ser feito. Geralmente a falta de fé nos faz ter esse medo que nos paralisa, mas Jesus os repreendeu por não terem demonstrado uma fé madura.
Quantas e quantas vezes passamos por situações que não esperávamos e nos atemorizamos, e ao invés de usarmos da nossa fé em Cristo Jesus nos desesperamos, Deus só nos diz filhinhos eu dei toda autoridade para vocês repeenderem o vento e o mar que está balançando a vida de vocês! Use-a.
Durante aquela tempestade os discípulos não perceberam que não havia nada a temer, Jesus estava com eles, e quando Jesus está presente podemos descansar pois tudo ficará bem!
Por isso não devemos temer diante das adversidades que sacodem nosso barco. Devemos exercer nossa fé e confiarmos a Deus todas as coisas.
Juliana Monteiro
IEQ SEDE