Listen

Description

Mas para não escandaliza-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu.

Jesus e seus discípulos regressam agora ao domínio de Herodes Antipas e eles visitaram Cafarnaum pela última vez, Jesus escolheu a movimentada Cafarnaum como seu centro de operações, pois estava apto a alcançar muitos judeus e gentios. Cafarnaum era um centro pesqueiro bem maior as margens do lago da Galileia, ela contava com um posto de arrecadação de impostos e uma guarnição romana de pelo menos 100 soldados.

Os tributos eram coletados de todo judeu do sexo masculino acima de 20 anos de idade e era usado para conservação do templo de Jerusalém. Logo que chegaram Pedro é inquirido por aqueles que cobravam o imposto sobre se Jesus também pagava impostos. Jesus deixa claro que os reis humanos não cobram impostos de seus filhos e ele sendo o filho de Deus estaria isento.

Desde que os discípulos de Jesus se tornaram filhos do verdadeiro Rei, eles estavam isentos da obrigação de sustentar o templo. Se os impostos do templo não eram mais obrigatórios, os sacrifícios e as demais ofertas também deviam ser opcionais agora, apesar de Jesus insistir em que a taxa do templo não era obrigatória para seus discípulos.

Ele alegremente a pagou para evitar trazer confrontos aos judeus. Por intermédio de um conhecimento sobrenatural, Jesus sabia que um peixe tinha engolido uma quantia que era o suficiente para pagar o imposto. Ele também exerceu autoridade sobre a natureza, assegurando que o peixe iria engolir a isca que Pedro oferecia.

Podemos observar no decorrer da Bíblia que esse foi o único milagre que Jesus realizou para suprir suas necessidades, o milagre foi realizado para evitar trazer escândalo para o reino de seu Pai, para o reino de Deus.

Jesus nos ensina que nós povo de Deus precisamos estar com a nossa espiritualidade no Pai para que de acordo com algumas situações vividas possamos evitar trazer escândalo. Em Mateus 18:7 diz: “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”

Amadas, muitas vezes temos que renunciar aos nossos direitos, renunciar ao nosso eu e tomar cuidado com a nossa língua, para não afastarmos pessoas do reino de Deus por nosso mal comportamento. Jesus pagou um imposto que Ele não devia para não escandalizar o reino. Que possamos meditar nesta manhã!

Pra. Daniella Nascimento
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia-SP