Listen

Description

15: Assim que chegou a Jerusalém, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam apenas comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que comercializavam pombas.

16:Também não permitia que ninguém transportasse mercadorias pelo templo.

Neste texto vemos Jesus agindo de forma diferente.

Em todos os evangelhos vemos a figura de Cristo misericordioso, amoroso e compassivo, mas aqui temos uma atitude enérgica; não que tenha sido errada ou exagerada da parte do Senhor, mas foi precisa e perfeita, como perfeito sempre foi.

O Templo de Jerusalém tinha deixado de ser casa de oração e culto sagrado para se tornar um lugar de comércio, venda de animais e de exploração na troca das moedas. As práticas religiosas realizadas no Templo e os sacrifícios diários pelos pecados tinham perdido seu caráter místico para se tornarem fonte de peso, de exploração e de discriminação entre ricos e pobres.

Jesus bateu com um chicote, virou as mesas com mercadorias e dinheiro, espalhou os animais. Fez tudo com tamanha autoridade à qual ninguém ousou se opor, isso fica claro os princípios que os judeus estavam violando.

Jesus explicou por que expulsou os mercadores.

O templo deveria ser um lugar especial onde as pessoas podiam vir para orar em paz. Mas os comerciantes estavam tornando o templo em um mercado barulhento (Lucas 19:46). Eles se aproveitavam dos peregrinos, vendendo os animais para os sacrifícios e trocando o dinheiro, os mercadores estavam roubando o povo dentro da casa de Deus!

Podemos observar o zelo pela casa do Senhor que Jesus teve com essa atitude: reverência, amor, conservação da melhor forma possível, contribuição para que tudo funcione de acordo com os princípios estipulados pelo Senhor.

Mas o que aprendemos aqui?

O episódio nos interpela a zelar pelas coisas do Senhor.

Uma que está em nosso interior que é o coração humano, centro dos bons sentimentos; a outra, a comunitária, espaço de encontro com o outro e com o sagrado, onde podemos observar o exemplo de zelo pelos assuntos de Deus, que as coisas que são santas devem ser seguidas à risca com todo amor e cuidado, não deixando que assuntos ou comportamentos banais como barganha na casa de Deus citado no texto acima, roube o lugar de adoração consciente.

Se você quer ser semelhante a Cristo, essa é a atitude que pode ser colocada em prática.

Paulo Henrique Araújo
IEQ Sede Hortolândia
Tenham um excelente dia

Deus abençõe cada um de vocês.