Bom dia! Irmãos, paz seja convosco!
Hoje é dia 3 de junho, de 2022, sexta-feira.
Bem- vindos ao Devocional Edificai!
Hoje vamos meditar no texto do evangelho de João, capítulo 18: 1–14.
Tema: Jesus é preso.
O texto nos diz que após Jesus fazer a oração pelos seus seguidores, foi para o outro lado do riacho de Cedrom que ficava próximo a Jerusalém e ali havia um jardim chamado Getsêmani, onde Jesus entrou com eles. Esse jardim era muito conhecido por Judas, o traidor, pois estivera ali por diversas vezes quando Jesus se reunia com seus discípulos.
Então Judas chegou com um grupo de soldados e alguns guardas do Templo, estes foram mandados pelos chefes dos sacerdotes e fariseus. Estavam armados e levavam lanternas e tochas, isso devido à escuridão que havia ali.
Jesus já sabia de tudo que lhe ia acontecer, pois, a profecia estava se cumprindo. Por isso foi em direção a eles e perguntou a quem procuravam.
Então disseram procurarem por Jesus de Nazaré, e ele disse: "Eu sou!" Quando afirmou ser ele o procurado, então recuaram e caíram no chão. Isso ocorreu devido à autoridade e o poder que ele tinha, e TEM! Ele perguntou novamente e afirmaram: Jesus de Nazaré! Então disse que já havia afirmado ser ele. Continou dizendo: " Se vocês querem a mim, então deixe- os ir."
Ele disse isso para se cumprir o que ele havia dito. Que todos aqueles que o pai lhe dera, nenhum se perdeu. (Conforme João 17, a oração que ele fez pelos seus seguidores, e nós estamos incluídos).
Mas Pedro tirou a espada e atacou o empregado do Grande Sacerdote e cortou a sua orelha direita, o nome dele era Malco.
Jesus o repreendeu e mandou que guardasse a espada e disse que se ele pensava que ele não beberia o cálice que o pai lhe dera, estava enganado, porque ele precisava fazer isso.
Pedro não era convertido ainda, ele andava com o Mestre, mas não confiava plenamente, pois se assim fora, não haveria necessidade de andar armado. Pois, a arma do cristão é a Palavra de Deus, e a fé, pois, quando cremos nele e no seu poder estamos seguros. Ele cortou a orelha, talvez poderia ter praticado algo pior, mas foi repreendido por Jesus.
Muitas vezes dizemos que somos de Jesus, que andamos com ele, mas quando somos afrontados ou nos sentimos ameaçados, logo queremos revidar, mas Deus se agrada de servos confiantes e mansos.
Em seguida Jesus foi preso, amarrado e levado a casa de Anás que era o sogro de Caifás, que naquele ano era o Grande Sacerdote, dissera ser melhor para eles que morresse apenas um homem pelo povo.
E, na verdade, era isso mesmo, só bastava um homem, e esse homem é Jesus, o qual Deus o Pai o enviou para morrer por todas as gerações. Conforme João- 3:16.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna."
Sou a Pastora Fátima Oliveira Neves.
Tenham um ótimo dia!
Que Deus abençoe!
IEQ Sede Hortolândia/SP.