Listen

Description

Lucas 6: 46. E por que me chamais: ‘Senhor, Senhor’, e não praticais o que Eu vos ensino? 47. Eu vos revelarei com quem se compara àquela pessoa que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. 48. É como se fosse um homem que, ao construir sua casa, cavou fundo e firmou os alicerces sobre a rocha. E sobrevindo grande enchente, o rio transbordou e as muitas águas avançaram sobre aquela casa, mas a casa não se abalou, por ser solidamente edificada. 49. Entretanto, aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu sua casa sobre à terra, sem alicerces. No momento em que as muitas águas chocaram-se contra ela, a casa caiu, e a sua destruição foi total”.

Jesus está aplicando um sermão e finaliza através desta parábola. De início, Jesus, faz uma pergunta, e gostaria de com você, pararmos para entendermos e respondê-la.

E por que me chamais: ‘Senhor, Senhor’, e não praticais o que Eu vos ensino? (Lucas 6: 46)

Senhor (em grego: kurios), significa “mestre a quem se deve seguir com lealdade absoluta”. Logo se realizamos o que está escrito em Romanos 10: 9. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. “.
Esse confessar não é apenas falar, repetir essa frase ou cantar em canções, mas sim, ter atitudes que correspondam ao que se foi dito. Se Jesus é o nosso mentor e a Ele devemos lealdade, por que então não ouvimos e obedecemos a Ele? Irmãos, essa é a pergunta ela está em minha mente a dias, qual é a dificuldade de apenas obedecer a Jesus? Será que é pelo fato que sabemos mais que Ele ou então não temos a certeza que Ele nos ama e deseja o melhor para nossa vida? Será mesmo que o nosso jeito terreno e limitado é melhor que o dEle. O que me justifica essa ação é uma escolha que o Homem fez lá no Éden, quis ser Senhor de si mesmo.

Continuando a parábola, Jesus faz a simples comparação entre duas pessoas: a que ouve e pratica com a pessoa que ouve e não pratica. Preste muita atenção aqui, as duas ouviram a palavra, a comparação não é com aquele que não ouviu.

Você está ouvindo a Palavra agora, tenho a plena convicção no meu coração que o Senhor tem se revelado a você, então te pergunto: “qual tem sido a sua resposta?”

Outro detalhe importante sobre essa parábola é que: veio uma grande enchente, o rio transbordou e as muitas águas avançaram sobre as casas das duas pessoas. Ser filho de Deus, ter Jesus como Senhor ou ir à igreja, não nos inibe de dificuldades, privações ou lutas, mas, ouvir a Palavra e a praticar nos garante a forma que passaremos por elas e quem estará conosco.

A pessoa que praticou a palavra do Senhor, não teve sua casa abalada, pois estava bem edificada, já o outro caso, foi uma destruição total.

Que o Senhor continue a te abençoar e que nesse ano de 2022 você faça excelentes escolhas que te proporcionaram “Uma nova história”, a começar por ouvir e praticar as palavras do seu Senhor.

Um grande abraço,

Érik Campos
Devocional Edificai
IEQ Sede Hortolândia