Listen

Description

Jesus começa nos ensinando sobre o amor que devemos ter uns pelos outros. Até aonde devemos amar ao próximo?
Ele faz menção sobre ajudar, e não importa quem seja e em quais condições essa pessoa esteja, as vezes queremos amar do nosso jeito e ajudar da forma que queremos, se olharmos para o samaritano, vemos que ele teve a atitude de ajudar ao próximo sem questionar, mesmo sabendo que aquele caminho era muito perigoso, ele estendeu a mão para aquele homem, e fez por ele o que ninguém fez, mesmo as pessoas observando o homem todo machucado não se importaram. Até onde conseguimos fingir que não estamos vendo?
Deus não está dizendo para amar ao próximo, quem é meu próximo? Somente aqueles que não conheço?
O que Jesus está dizendo, é que temos que ter um olhar como o dEle, não importa quem seja, podendo ser um morador de rua ou ate mesmo um familiar, ou quem sabe um amigo, um colega de trabalho. Quantas vezes não vimos alguns deles machucados e passamos direto? Não damos importância por pensar que a pessoa está bem, sendo que, na verdade, precisamos amar a tal ponto que passamos a enxergar essas situações e possamos estender as mãos, amar não é apenas dizer para o próximo, amor é um sentimento que vai além das palavras, o amor transforma as pessoas, muda o seu comportamento, mostra que você se importa. E como devemos ajudar? Sempre estando prontos para todos, Jesus não escolhe quem ajudar, Jesus estende as mãos, basta-nos querermos segura-las.
Como aplicar isso, seja um agente assistencialista, faça pelo próximo o mesmo que você faria por você, não fique parado ou apenas olhando, não julgue a situação da pessoa, como eu disse, seja um agente que vai levar amor para todos.

Thiago Rubim
IEQ Sede Hortolândia