Listen

Description

Bom dia! Meus irmãos, paz seja convosco!
Eu me chamo Paulo Henrique
Você está no Devocional Edificai, dia 16 de março de 2022 (quarta-feira).

A história de Zaqueu o Publicano e sua conversão, se encontram em Jericó, uma cidade que ficava na província da Judeia.

Esta cidade tem uma vasta área verde com plantações de cereais, acompanhada também de muitas videiras, figueiras, e palmeiras, e cidade onde foi palco de muralhas derrubadas.

Durante a dominação de Roma sobre a Judeia, a sociedade era dividida em várias classes, dentre elas, os publicanos e eram de uma forma geral, os responsáveis pela cobrança e arrecadação de taxas, tributos e impostos da população judaica.

Os publicanos sofriam repúdios da população devido ao seu ofício e até dos fariseus não escapavam. Cobradores de impostos tinham fama de praticar extorsão, enriquecer de forma ilícita e quase sempre visto como traidores da nação e ladrões.

Os publicanos, eram impedidos de participar do templo onde havia leitura da Lei e adoração ao Senhor, apontados e criticados por onde passavam, isolados dos seus compatriotas e sendo visto como pecadores terríveis na sociedade, havia um chamado Zaqueu, chefe dos publicanos que conhecia a Palavra de Deus e no seu íntimo ele sabia precisar de mudança e sentia que gostaria de conhecer Jesus, porque o nome de Jesus se tornara notório na cidade e ele sabia que em Cristo havia algo diferente, mas a situação não estava tão simples, havia muita gente e curiosos na cena, como descrito no verso abaixo.

“E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira-brava para o ver; porque havia de passar por ali.” Lucas 19:3-4

Podemos ver que Zaqueu utiliza de estratégia para se por a frente da multidão, por ser de pequena estatura, ele emprega suas energias e sobe em uma figueira-brava para ver Cristo, o qual perdoou de seus feitos, restaurou o sentido da vida e fez que o cobrador abrisse as portas da sua casa com alegria para o salvador.

Isso nos ensina que em determinados momentos, para vermos a Cristo, é necessário empreender certo esforço, entregar o seu melhor, fazer algo para chamar a atenção de Deus e deixar para trás dificuldades e circunstâncias que julgamos serem desmotivadoras.

Zaqueu, encontrou enormes quantidades de pessoas no caminho, seu tamanho não lhe oferecia vantagem e muitos menos seu trabalho. A figueira-brava foi instrumento para aquele publicano ser abençoado, e com certeza existem diferentes situações na nossa vida cotidiana que podem nos favorecer para conhecer a Deus, tudo depende de como enxergamos o cenário, como foi na ótica de Zaqueu

O que você precisa da parte de Deus?

Faça como Zaqueu, suba o mais alto que puder e se esforce, e você verá a recompensa vindo do Senhor, Deus pode transformar sua vida e consequentemente aquilo que está em sua volta, basta um passo.

Paulo Henrique Araújo
IEQ Sede Hortolândia
Deus abençoe a cada um de vocês!