Pilatos já havia interrogado Jesus e não achou motivo algum para o condená-lo, mas diante da insistência dos líderes do povo em que próprio Cristo foi enviado, foi direcionado à Herodes, a mesma situação ocorreu ao ponto de Jesus ser submetido a Pilatos novamente, que por três vezes questiona a multidão propondo libertar a Cristo, mas em Mateus 27:20 diz: “Todavia, os chefes dos sacerdotes e os anciãos influenciaram a multidão para exigir o livramento de Barrabás e a execução de Jesus”.
Ler esses relatos chega dar agonia, como que condenaram Jesus mesmo vendo que Ele era inocente? Que injusto! Em Deuteronômio 21: 23 está escrito “… pois o que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição do desprezo de Deus…”.
Além de ser condenado mesmo sendo inocente, açoitado de forma brutal, humilhado, considerado como MALDITO, que significa “aquele que merece a maldição” é desprezado por Deus, sendo o próprio.
Mas porquê de tudo isso? A resposta padrão já sabemos, “Jesus morreu para que nós (todos aqueles que aceitarem o seu sacrifício) pudéssemos nos reconciliar com Deus” ou até citamos João 03:16 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Tudo isso está certo, realmente esse é o motivo, mas, quero trazer isso para um aspecto mais pessoal.
Você sabia que Jesus morreu por você? Sim, você mesmo que me ouve. Todo esse processo que Ele passou, acusado injustamente, humilhado, açoitado de uma forma que sua pele foi dilacerada, considerado maldito, foi por você! Na cruz todo o pecado da humanidade caiu sobre Cristo para você poder ser livre. Você pode até me dizer: “mas Érik, o sacrifício de Jesus foi por toda humanidade” e eu te responderei: “mas você faz parte de toda humanidade, então sim! Também foi por mim, Jesus fazia tudo aquilo por você!”.
Parando para refletir, não me considero digno de tamanha ação, o que fiz para merecer? Nada! Mas é através da Graça, do favor imerecido de Deus para comigo que tive o acesso à salvação, realmente não mereço, mas Deus me deu essa oportunidade, então, buscarei não ficar em uma situação de coitado e não receber essa grande dádiva, mesmo não merecendo eu aceito, também não ficarei me gabando acreditando que sou bom demais por receber esse presente ao ponto de me colocar como superior a outros. Pegarei esse presente, a salvação, entendendo o real custo dela e caminharei em prol de que muitos outros também a conheçam.
Jesus morreu por VOCÊ, reflita sobre isso.
Que Deus te abençoe e você tenha um excelente dia!
Érik Campos
Devocional Edificai
IEQ Sede Hortolândia