Bom dia Irmãos, a Paz seja com todos!
*Meu nome é Camila, hoje é dia 7 de janeiro de 2022 e vamos meditar no texto de Lucas 6:27-36*
"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo": Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. "Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem-lhes, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".
*Jesus ensina a amar aos inimigos*
O livro de Lucas que também foi escrito por Lucas trata-se de uma *carta* “endereçada” a Teófilo, cujo o nome significa *“Aquele que ama a Deus”*, porém conseguimos tirar muitos aprendizados ainda hoje, pois a Bíblia alcança a todos que amam a Deus.
Em especial nos versículos citados acima conseguimos aprender com Jesus que devemos amar nossos inimigos e não somente amar, devemos fazer o bem e orar por aqueles que nos amaldiçoam, falam mal e até caçoam.
Acredito que seja uma das coisas mais difíceis de fazer, como amar alguém que nos faz ou deseja o mal? E irmãos hoje afirmo, que isso só é possível quando entendemos o verdadeiro evangelho, quando temos uma verdadeira conversão, pois entendemos que não é sobre nós e sim sobre Ele, por que por nós, pela nossa carne, nós revidaríamos com toda certeza.
O Amor que Jesus cita, refere-se ao amor Àgape, aquele que não se trata de meritocracia ele é incondicional é sobre: perdão, misericórdia, graça, paciência e sacrifício.
Quando Jesus diz: “Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra.”, trata-se de nossa atitude, quando alguém nos ferir e nos magoar não devemos guardar mágoas e sim mudar de lado dar a oportunidade de reconciliação.
Já quando Jesus nos ensina sobre emprestar sem esperar nada em troca, não se trata literalmente de emprestar uma roupa para um irmão e ele não devolver e sim de ajudar ao próximo de uma forma genuína e se necessário financeiramente e/ou com nossos bens e isso tem que ser natural em nossa vida como servos de Deus e não como os incrédulos que só ajudam quando sabem que receberão com juros.
Enfim irmão, que hoje nós possamos refletir se estamos praticando o verdadeiro amor de Cristo em nossa vida e se hoje você se encontra em um momento difícil e acreditando não mais ser possível uma reconciliação, pare agora e faça uma oração por essa pessoa, coloque nas mãos de Deus, ore para que Deus prepare um momento certo e se demorar para chegar, *continue orando.*
___
*Devocional Edificai* — IEQ Sede
Hortolândia/SP
Por: Camila Deolindo — *Clube de Leitura IEQ*