Listen

Description

Bom dia! Meus irmãos, a paz seja com Todos.

Meu nome é Carlos Chaves, Hoje é 17 de janeiro de 2022

Sejam Bem Vindos ao Devocional Edificai.

V.16 — "Não faz sentido acender uma lâmpada e depois cobri-la com uma vasilha ou escondê-la debaixo da cama. Pelo contrário, ela é colocada num pedestal, de onde sua luz pode ser vista pelos que entram na casa.

V.17 — Da mesma forma, tudo que está escondido será revelado, e tudo que está oculto virá à luz e será conhecido por todos.

V.18 — "Portanto, ouçam com atenção! Pois, ao que tem, mais lhe será dado, mas do que não tem, até o que pensa ter lhe será tomado". (Lc 8:16-18)

Esse belo texto de Lucas que Jesus cita, gastaríamos horas para refletir sobre esses 3 versículos, mas quero trazer uma reflexão em cima do versículo 16.

Esse texto de Lucas 8:16-18 é mais uma parábola de Jesus que traz diversos ensinamentos para a nossa vida prática. Jesus está falando não haver sentido em esconder a luz, sendo que ela foi feita para brilhar e iluminar o ambiente.

A palavra “Luz” na bíblia é uma palavra “Polissêmica”, ou seja, é uma palavra que contém diversos significados quando nos referíamos a ela. Neste texto Jesus se refere a luz como um objeto para iluminar o ambiente, e Davi no Salmo 119:5 diz “Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho”. Ou Seja, nesse contexto a Luz é simbolizada para se referir a palavra Deus, a verdade de Deus que liberta o homem do pecado.

Podendo dizer assim, que essa luz pode ser simbolizada como “Palavra de Deus”, pois por se tratar de uma “Parábola” ela tem um ensinamento por trás disso, ela quer nos levar a reflexão da história, a uma compreensão e uma aplicação prática em nossas vidas.

Sabendo que a luz pode ser descrita como a palavra de Deus, Jesus nos orienta que a palavra de Deus não pode ser escondida, omitida, deixada de ser transmitida, mas pelo contrário, ela deve ser mostrada, anunciada, compartilhada nos 4 cantos das nações, pois essa é a vontade Deus, que todos sejam salvos, a partir daí anunciemos o evangelho a todos, sem distinção. “Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós.” (Cl 3:11)

Que não sejamos egoístas e negligentes a palavra de Deus, mas que todo momento, seja momento para partilhar das riquezas insondáveis que a bíblia pode proporcionar a todo aquele que nele crê.

Pregue a palavra. Esteja preparado, quer a ocasião seja favorável, quer não. Corrija, repreenda e encoraje com paciência e bom ensino. (2 Tm 4:2)

Carlos Chaves — Clube de Leitura IEQ
Devocional Edificai
IEQ Sede — Hortolândia/SP