Listen

Description

“Como não compreendem que eu não estava falando com vocês a respeito de pães? Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus” versículo 11

O fermento nessa passagem é um símbolo de pecado ou de maldade, também como em 1 Co 5:6-8. Aqui está mostrando como o mal pode se infiltrar e arruinar aquilo que é bom.
 
Jesus estava alertando os discípulos sobre a maldade dos fariseus e saduceus. No princípio os discípulos não entenderam o que Jesus estava dizendo, eles associaram a fala de Jesus a respeito do fermento ao fato deles terem esquecido o pão. Mas Jesus, percebendo a confusão dos discípulos, explicou que seu comentário não tinha a ver com a falta de pão. Os discípulos precisavam ter fé, em vez de ficarem tão preocupados com as necessidades físicas, afinal Jesus já havia lhes dado alimento de forma milagrosa. Vamos ver a mesma passagem em Marcos 8:17-18

“Jesus percebeu isso e perguntou: — Por que vocês estão discutindo sobre o fato de não terem pão? Vocês ainda não percebem nem compreendem? Têm o coração endurecido? Tendo olhos, não veem? E, tendo ouvidos, não ouvem? Não se lembram de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? Eles responderam: — Doze!”
‭‭
Mesmo andando ao lado de Jesus e testemunhando tantos milagres, muitas vezes os discípulos estavam confusos, pois seus corações ainda careciam de um entendimento profundo de quem Jesus é. Não entendiam que o significado dos milagres era mostrar que Jesus era o Deus Vivo habitando com eles. Por isso Jesus quer abrir os olhos e os ouvidos do coração de seus discípulos para que compreendam sem duvidar.
 
Já recebemos tanto de Jesus e muitas vezes somos como os discípulos nessa ocasião: confusos, deixando as preocupações roubarem a nossa fé. Precisamos nos despir da incredulidade, das preocupações, da religiosidade para que o nosso coração esteja totalmente entregue a Jesus, assim nossos olhos e ouvidos serão abertos e iremos compreender a grandeza de quem ELE É. Seremos totalmente satisfeitos em Jesus que nos dá muito além do pão, muito mais que milagres, mas nos dá a salvação eterna.
 
Voltando ao fermento, ele é um mal que entra e destrói o que é bom. Falsas doutrinas são como fermento que destroem a boa doutrina. Os fariseus e saduceus deixaram seus corações serem corrompidos pelas falsas doutrinas. Precisamos tomar cuidado com: tradições humanas, doutrinas que apresentam justificativas para o pecado, adoração proveniente apenas dos lábios e não do coração.
 
Precisamos manter os nossos olhos fixos na palavra de Deus e acreditar em cada letra nela contida. Precisamos estudar e nos aproximar todos os dias da Sua palavra. Conhecer a verdade da palavra nos direciona a Cristo, nos liberta da prisão do pecado, nos transforma em novas criaturas e nos livra do engano.
 
Pra Nathália F Tonezer
IEQ Sede Hortolândia