Listen

Description

“Se, no entanto vocês tratam as pessoas com parcialidade, cometem pecado, sendo condenados pela lei como transgressores”. Tiago 2: 9

Muitas vezes o pecado da parcialidade está nas nossas vidas. Aqui Tiago ilustra a parcialidade entre uma pessoa rica e outra pobre, mas não existe apenas esse tipo de parcialidade.
Parcialidade é uma preferência injusta. Quantas preferências injustas existem no nosso coração em relação aos nossos irmãos? Precisamos refletir sobre isso.
Parcialidade e preconceito não combinam com uma vida de Fé! O próprio Deus é totalmente imparcial (DT 10:17 e GL 2:6). A fé em Jesus é totalmente incompatível com qualquer tipo de favoritismo.
Tiago nos lembra da lei de Levítico 19:18 “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, se praticamos algum tipo de favoritismo, certamente não estamos amando nosso próximo como a nós mesmos. Não estamos amando o próximo de forma nenhuma.
“Porque o juízo é sem misericórdia sobre quem não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. (vs. 13)
A misericórdia é um requisito da vida dos cristãos, caso contrário eles experimentarão o juízo de Deus ao invés da sua misericórdia.
Da mesma forma que a misericórdia nos alcançou sem merecermos, atos de misericórdia devem ser parte da nossa vida de fé em Cristo Jesus. Com o mesmo amor e compaixão que ele nos perdoou e nos aceitou como seus filhos, devemos perdoar e aceitar as pessoas, sem distinção ou parcialidade. Lucas 6:36-38. Deus é um Deus de misericórdia (DT 4:31) e ele ordena que seu povo aja da mesma maneira.
“Bem aventurado os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” Mateus 5:7