Jesus tinha tentado mostrar a um jovem que o principal era a riqueza eterna e não a desta vida Depois que o jovem foi embora triste por não querer desapegar da sua riqueza, Jesus comentou a decisão dele e disse: “Eu garanto a vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Céu, ele diz dificilmente mas não impossível .
Quando a riqueza ou o desejo da riqueza ocupa o coração e o olhar, a pessoa já não consegue perceber o sentido da vida e do evangelho. Só Deus mesmo para ajudar! “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível, só ele tem poder de alcançar um coração movido pela ganância!
O dinheiro pode nos trazer alguns benefícios, mas com certeza traz consigo uma enormidade de malefícios para o ser humano Jesus chega a dizer que “o engano das riquezas sufoca a palavra, tornando-a infrutífera.” (Marcos 4:19)
Geralmente, a pessoa que detém muitas riquezas torna-se avarenta (amante do dinheiro) dificilmente é generosa, uma qualidade de um servo de Deus e a generosidade.
Não é à toa que o apóstolo Paulo alerta o seu jovem discípulo Timóteo que… “o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos” (1 Tm 6:10). A soberba, a arrogância, a auto-suficiência, a sensação de poder e a não-dependência de Deus são apenas alguns dos terríveis males que a palavra de Deus nos aponta.
Há aqueles que como Simão, sentem-se tão poderosos que pensam que o dinheiro pode comprar até a benção de Deus, porém, o apóstolo Pedro com ousadia disse-lhe a verdade: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?” (Atos 8:20) A Bíblia é desprovida de qualquer cosmovisão que exalte a virtude da pobreza ou despreze as riquezas. A pobreza não é virtude, nem a riqueza é pecado. O problema não é a riqueza, mas a autossuficiência.O problema não é ter dinheiro, mas o dinheiro nos possuir. O problema não é a riqueza, mas a riqueza como substituto de Deus.Em primeiro lugar, os que confiam na riqueza não podem confiar em Deus (19.23-26).
Como já temos afirmado, o dinheiro é mais do que uma moeda; é um deus. O dinheiro é o maior dono de escravos do mundo. Ele é um espírito; ele é Mamom. Ninguém pode servir a dois senhores .
Mamom significa deus de riquezas e cobiça; literalmente “dinheiro”. ... O problema é quando o dinheiro toma o lugar de Deus no nosso coração!
Para o público em geral, o rico ocupa um lugar de proeminência, e os pobres , o último lugar. Mas Deus vê as coisas na perspectiva da eternidade .
Dinheiro ,casas ,carros, viver bem ,comer bem não é pecado podemos e devemos desfrutar o melhor dessa terra, mas não pode mudar nosso coração e nem ser o centro da nossa vida, tendo ou não condições financeiras temos que firmar nossa confiança somente em Deus que pode fazer todas as coisas .
Tivemos a oportunidade de ver isso acontecer na pandemia, quantos ricos morreram seu dinheiro não foi capaz de salvar sua vida e nem mesmo de pagar um leito onde não tinha.
A verdadeira prosperidade não significa riqueza mas sim a paz, saúde e salvação. É quando um homem é provido de todas suas necessidades por Deus e não por esforço humano, roubo, desonestidade, ganância, poder. Pode até ser rico mas é miserável perante Deus.
O mais maravilhoso de tudo isso é que Deus nos oferece saciedade da sua doce e maravilhosa presença de graça e pela Graça: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. (Isaías 55:1).
Pastora Raquel Carneiro
IEQ sede/Hortolândia