Listen

Description

Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

A Parábola da Semente de Mostarda se refere ao crescimento exterior do reino do céu, e a Parábola do Fermento se refere ao crescimento interior do reino. Em outras palavras, a Parábola da Semente de Mostarda foca a expansão aparente do reino, enquanto a Parábola do Fermento focaliza a atenção no poder interior do reino, que, de forma invisível, exerce influência sobre tudo.

Aprendi que uma substância chamada "levedo" é um fermento. E para quê serve o fermento? Sua finalidade é fazer uma certa massa crescer. Assim pode-se usá-lo na cozinha introduzindo-o numa variada coleção de receitas. O fermento em pó, também tem essa propriedade de fazer crescer a massa, só que possui um efeito instantâneo.

O fermento chamado "levedo" é colocado na massa e deve-se esperar por algum tempo para que dê resultado. Para que dê o crescimento desejado à massa. O fermento em pó, colocado na massa, permite levar logo ao forno e vemos imediatamente o seu resultado.

Os dois, são métodos usados para preparar a massa, dependendo do que queremos fazer. Foi conhecendo esta ação do fermento, que Jesus fez a seguinte comparação: - "O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega a mistura em três medidas de farinha, e toda a massa fica fermentada.

O fermento aqui não é usado no sentido negativo como em outros textos (Ex 12.14; 1Co 5.7), mas para falar sobre sua influência rápida, silenciosa e eficaz. Uma vez que a obra da graça se iniciou em um coração, ela jamais permanecerá quieta. Pouco a pouco ocorre a transformação até chegar na transformação completa. Em Mateus 5:16 está escrito: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

O fermento do Reino de Deus, mais do que palavras, é o amor presente de Deus que atua no nosso interior, em nossos pensamentos, em palavras e ações. É isto que faz crescer a massa que crê no agir de um Deus que a despeito de todos os abandonos, continua firme no seu propósito de nos tornar a todos, a massa do mesmo pão, do "PÃO DA VIDA – JESUS CRISTO".
 
 
Pra. Daniella Nascimento
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia-SP