“Ora, a língua é um fogo; é um mundo de maldade. A língua está situada entre os membros do corpo inteiro, e não são põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno” Tiago 3:6
O chamado de Tiago as boas obras, a fé que leva a obediência a Cristo, também inclui o compromisso de refrear a língua.
A língua é a última parte do corpo que se consegue controlar, por ser poderosa é difícil de ser domada.
Tiago adverte aos líderes que eles receberão maior juízo. Mesmo as palavras mais despretensiosas serão julgadas (Mt 2:36) e também são responsáveis pelo que sabem (Lc 12:47,48). Portando não queiram todos ser tornar mestres ou líderes, sejam motivados pelas razões corretas, pois é grande essa responsabilidade.
O freio na boca de um cavalo e o pequeno leme em um navio são exemplos de coisas muito pequenas que controlam coisas grandes. Assim a língua um dos menores órgãos do corpo e tem um controle semelhante sobre uma pessoa.
O orgulho é uma das principais causas do mal uso da língua, um veneno mortal! O falar maldoso destrói pois vem do próprio Satanás.
A língua inquieta (assim como a inquietação) é uma característica do mal e do mundo demoníaco, ao passo que a paz é a característica de Deus.
“De uma boca procede benção e maldição. Meus irmãos isso não deveria ser assim” Tg 3:10
Isso não deveria ser assim! Temos que lutar contra isso. Fofoca, maledicência, murmuração, contenda, mentira são pecados gerados pela língua. E possuem grande poder de destruição. Podem destruir vidas, lares, famílias, portanto cuidado!
Deus odeia a língua mentirosa e a sua alma abomina o que semeia contenda entre os irmãos. (Pr 6:16-19)
Que sejamos mulheres sábias, que refreiam a língua, em obediência à palavra de Deus e em amor.