Listen

Description

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. (Vs. 19, 20).

Os judeus tinham uma vantagem em relação a todos os outros povos, eles tinham o conhecimento da lei, essa lei foi revelada ao judeu. A má notícia era que a lei nada poderia fazer quanto a um problema que era comum tanto ao judeu quanto ao restante da humanidade, o pecado.

A lei era como um espelho, mostrava o problema, mas não tinha solução para ele. Isso transformava a vantagem do judeu em uma grande responsabilidade, pois como portadores da revelação da verdade, estavam obrigados a assumir o lugar que é destinado a todo ser humano, o lugar de réu.

Não existem argumentos que se sustentem diante da nossa comprovada culpa quando nossas iniquidades são expostas pela lei de Deus, nos resta o silêncio de quem reconhece que é devedor e precisa pagar.

Somos escravos do pecado, uns com a sua boca maldizente, outros com sua atitude violenta, todos se desviaram da vontade de Deus e são indesculpáveis, os judeus porque conhecem as leis de Deus e os gentios porque Deus se revela por meio da natureza e de tudo o que criou.

A verdade é que não interessa qual a posição do ser humano, quem ele é ou de onde ele vem, isso não importa, porque a realidade de nossa condição pecaminosa, coloca qualquer homem no mesmo nível que os demais, todos pecadores necessitados de salvação.
Se Paulo terminasse o texto no versículo 20, entenderíamos que não há salvação para nós, apenas a expectativa de juízo e perdição, porque se a lei nos convence de que somos pecadores e não tem poder para nos salvar, estaríamos condenados.

Mas não posso terminar essa devocional sem um “spoiler”, pois o texto argumentativo de Paulo segue conduzindo o leitor e o tirando da condição de miséria e perdição para leva-lo em direção ao único que pode livrá-lo, Jesus.

Se a lei é o espelho que veio nos revelar nossa condição de pecadores, foi Jesus quem veio nos livrar dessa condição, somente mediante a fé Nele é que a salvação se torna possível, até mesmo para o mais vil pecador, a Jesus seja a glória para todo o sempre.

Pastora Marcela Rosa
Devocional Edificai- IEQ Sede Hortolândia