Listen

Description

O Salmo 56 é um salmo de lamentação. Este poema de Davi tem a mesma ambientação que o Salmo 34 — a fuga de Davi de Áquis para Gate. Saul o perseguia como louco. Satanás tinha em mente somente uma coisa: destruir aquele que era o portador da semente messiânica, por isso, ferozmente e cruelmente o perseguia e tentava o oprimir de forma que ele pudesse se desesperar e cair em seus laços.

No Salmo 34, Áquis é chamado de Abimeleque, sua provável alcunha real. O fato de dois salmos de Davi estarem ligados a esse evento demonstra como a situação foi marcante e avassaladora para Davi. Separado de tudo que lhe era familiar, Davi procurou se refugiar entre os filisteus. Quando se voltaram contra ele, quase perdeu a vida. Escapou fingindo-se de louco (1 Sm 21.10-15). Este salmo era cantado em adoração comunitária, pois é dirigido ao músico-chefe e deve ser executado com a melodia da canção Pomba silenciosa em terra distante. A estrutura do poema é a seguinte: (1) clamor a Deus, o único socorro de Davi (v. 1,2); (2) profissão de fé em Deus (v. 3,4); (3) descrição da obra dos seus inimigos (v. 5-7); (4) confissão do motivo de confiar em Deus na aflição (v. 8-11); (5) voto de louvor ao Senhor (v. 12,13).

Diante dessa terrível situação Davi entendeu que sua vida dependia totalmente de Deus, e isso nos traz grandes ensinamentos:

1-Devemos estar em plena comunhão com Deus;
2-ter convicção que Deus é nosso único socorro;
3-declarar continuamente nossa fé no Senhor;
4-não se intimidar diante dos inimigos;
5-louvar e adorar o nosso Deus em todo tempo.

Assim como Davi, somos provados diariamente, alguns com problemas emocionais, outros com problemas familiares, outros com enfermidades e dificuldades financeiras, enfim, passamos por muitas aflições. Qual tem sido nossa reação diante de tais situações?

Será que temos estrutura espiritual para declarar os versículos 3 e 4 do salmo 56? Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso.

Confio em Deus e o louvo pelo que ele tem prometido; confio nele e não terei medo de nada. O que podem me fazer simples seres humanos?

Infelizmente a maioria de nós treme diante das dificuldades e das afrontas do inimigo, responsabilizamos Deus por nossos sofrimentos e fracassos e nos afastamos de sua presença. Essa é a pior decisão que poderíamos tomar, visto que Deus em sua palavra nos orienta a nos aproximarmos d’Ele: cheguem-se perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Tiago 4:8 a

Quando nos achegamos confiantemente a Deus, mesmo em situações complicadas, somos fortalecidos, nossa fé é renovada, entendemos que o Senhor luta por nós. Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de Ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele. Isaías 64:4

As bênçãos de Deus são dádivas gratuitas dele para nós, no presente momento.

Que Deus os abençoe

Rosana Firmino

IEQ Sede Hortolândia