Listen

Description

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Tiago 3:9
A língua tem o poder de destruir ou levantar uma pessoa, obviamente todos nós já falhamos, já tropeçamos em nossa própria língua. Quantas vezes já ficamos envergonhados de falar aquilo que não deveríamos ter falado, na hora em que não deveríamos ter falado, com a pessoa que não deveríamos ter falado, com a intensidade e o volume da voz que não deveríamos ter usado. Uma palavra falada é como uma seta lançada, não tem jeito de retorná-la. E como um saco de penas soltas do alto de uma montanha, não podemos mais recolhê-las. Tiago, então, diz que se você controla sua língua, você controla o seu corpo inteiro, você domina sua vida. Nós tropeçamos, e a Bíblia diz que é um laço para o homem o dizer precipitadamente, pois além dos estragos provocados na vida de outros e na nossa própria vida, ainda vamos dar conta no dia do juízo por todas as palavras frívolas que proferimos. Pelas nossas palavras seremos inocentados, ou pelas nossas palavras seremos condenados.
Tiago nos mostra através de algumas figuras o poder da língua:
• O Freio e o Leme: A língua tem o poder de dirigir pessoas tanto para o bem como para o mal;
• O fogo: Provoca destruição, sofrimento e dor, assim é a nossa língua;
• Uma fonte: Poder de deleitar;

Ele também nos alerta que não devemos andar assim, uma hora servir a Deus e a outra o satanás.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago 3:10
Precisamos aprender a dominar a nossa língua, saiba que com a nossa língua podemos conseguir grandes feitos (levar palavras de ânimo, erguer os que estão cansados, tirar das trevas os oprimidos), mas também causar grandes estragos (destruir relacionamentos, palavras que machucam causando dor e sofrimento, destruir vidas através de palavras mal ditas sobre a vida da nossa família).
Em Provérbios 18:21 diz que a morte e a vida estão no poder da língua, em Provérbios 21:23 também diz o que guarda a sua boca e a sua língua guarda das angústias a sua alma.
Portanto, meus amados irmãos, Tiago nos alerta que não se pode da nossa boca sair benção e maldição, adorar a Deus e a satanás.
Que possamos refletir se temos gerado vida ou morte na vida das pessoas através do nosso falar.

Deus abençoe o seu dia,

Pra. Daniella Nascimento
IEQ Sede Hortolândia-SP