Listen

Description

Esta carta, como o primeiro versículo afirma, foi escrita pelo apóstolo Paulo ao seu colaborador, Tito. Essa carta foi provavelmente escrita no período entre a primeira prisão de Paulo (Atos 28) e a segunda prisão que o levou a morte, neste caso Tito teria sido escrito em meados da década de 60 d.C., mais ou menos na mesma época que 1 Timóteo.

Paulo havia recentemente concluído uma viagem a Creta, que resultou na fundação de novas igrejas. Para que elas fossem devidamente organizadas, Paulo deixou Tito em Creta.

Nessa igreja também haviam falsos mestres, e um falso ensino era introduzido no meio delas.

“Porque existem muitos, especialmente os da circuncisão, que são insubordinados, falam coisas sem sentido e enganam os outros. É preciso fazer com que se calem, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro”. (Tito 1:10-11)

Creta era conhecida por causa da sua imoralidade. Os cretenses tinham fama de serem mentirosos, feras terríveis, comilões e preguiçosos (Tito 1:13). Mas Paulo esperava que o evangelho transformasse a maneira de viver dos cristãos cretenses.

Então nessa carta o apóstolo instrui Tito como deve ser uma igreja saudável, começando pela liderança correta (1:5-9), o tratamento adequado para o erro (1:10-16 e 3:9-11), como deve ser uma vida cristã correta mesmo em meio a uma sociedade corrompida (2:1-10 e 3:1-2) e o evangelho como fonte da piedade (2:11-14 e 3:3-7).

Quero finalizar com uma passagem que chamou a minha atenção:

“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras”. (Tito 2:11-14)

Essa breve carta nos traz ensinamentos valiosos para o tempo que estamos. A graça de Deus se manifestou em nós, Jesus se entregou por nós, para nos fazer seu povo, redimidos e purificados, para praticarmos boas obras, portanto, fomos resgatados para andar em santidade e obediência a Deus mesmo em meio a uma sociedade corrompida como a de Creta, é nesse lugar que temos que praticar boas obras e sermos luz. Isso inclui viver de forma socialmente correta, respeitando as autoridades, sendo pacificadores, cordiais, que evitam brigas e discussões, moderados, íntegros, respeitáveis, boas esposas, bons maridos, jovens obedientes…

Estude atentamente essa carta e esteja pronto para onde você estiver, testemunhar o evangelho e o amor de Cristo através de um viver transformado por Jesus!

Pra. Nathália F. Tonezer
IEQ Sede Hortolândia