E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. (Mateus 4:19,20)
Os quatros primeiros discípulos chamados por Jesus são pescadores. Pedro e André são irmãos e Tiago e João de igual forma.
O chamado dos irmãos que lançavam as redes Pedro e André foram os primeiros discípulos chamado por Jesus e dá uma ordem para virem até Ele e então lhes fez uma promessa de que seriam pescadores de homens. O pescador precisa ter paciência, perseverança, coragem, usar o método adequado para cada tipo de peixe ou alma.
No versículo Mateus 4:21 Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e Joao que estavam consertando as redes e os chamou e imediatamente atenderam o chamado.
Podemos observar que Pedro foi o fundador da igreja e André foi quem apresentou Pedro a Jesus, os outros dois irmãos Tiago e João foram os que remendavam ou seja ajudava, aconselhava a igreja.
O chamado de Jesus é eficaz em nossas vidas, Ele rompe a barreira do passado em nossas vidas, quando atendemos o chamado em nossas vidas.
A ordem de Jesus segui-me, insistia com os discípulos a que não apenas o seguissem em suas viagens, mas também o seu exemplo e imitassem seu caráter. Seguir a Jesus envolvia sacrifício, eles abandonaram sua profissão de pescadores.
Nos versículos Mateus 4:20-22 apresentam a palavra “imediatamente deixaram” indicam como seguidores de Jesus os discípulos eram solicitados também a colocar o compromisso com Jesus acima de tudo.
Que nós possamos meditar no segue-me de Jesus, Jesus tem nos chamados a romper, a transformar a nossa vida se fizermos como os discípulos fez ‘imediatamente deixaram”, deixar para traz o que tem nos impedido de viver o novo de Deus.
Pra. Daniella
Devocional Florescer – IEQ Sede Hortolândia-SP