Listen

Description

Toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai. Foi no décimo quinto dia do segundo mês, depois que saíram do Egito.
No deserto, logo começaram a reclamar a Moisés e Arão dizendo que seria melhor se Deus os tivesse matado no Egito! Diziam que lá se assentavam para comer e haviam panelas de carne e comiam à vontade, disseram que eles os trouxeram de lá para morrer de fome no deserto toda aquela multidão. Estavam indignados com a situação do momento.

Então Deus disse a Moisés que faria chover pão do céu. (Vs. 4).
Já no sexto dia Deus ordenou a eles que tirassem o dobro, pois no sexto dia eles deveriam colher o dobro que colhiam normalmente.

Moisés e Arão disseram a todo povo israelita logo pela manhã, que eles veriam a glória do Senhor e saberiam que foi Deus quem os tirou do Egito. E disseram: "Quem somos nós para reclamarem conosco?"

Moisés disse ao povo que Deus os daria carne para comer ao entardecer.

O Senhor disse que ouviu as queixas do povo Dele e ao por do sol lhes daria carne, e se fartariam de pão. (VS. 13).
E aconteceu tudo conforme o Senhor lhes dissera, as codornizes forraram o chão. (À tarde).

Ao amanhecer havia uma camada de orvalho, assim que se secou, ali estava o chão forrado de flocos finos semelhantes à geada, e perguntavam o que era aquilo. Moisés disse: "Este é o pão que o Senhor nos deu para comer".(VS. 15c)

Moisés ordenou que cada chefe de família recolhesse o quanto cada família precisasse, um jarro para cada pessoa da tenda. Alguns recolheram mais, outros menos, mas não faltou para ninguém.
Mas não deveria recolher para o dia seguinte, senão estragava, porque Deus queria que eles recolhessem todos os dias pela manhã até o sexto dia somente. No sétimo dia Deus não enviava, porque ordenara ao povo que ficasse em suas tendas e descansasse.
Então, o povo deu o nome de maná.

O Senhor ordenou que recolhessem um jarro e guardassem para as próximas gerações, para que soubessem o que Deus fizera no deserto, ou seja, seus milagres de providências.

E assim fizeram, colocaram numa vasilha a medida de um jarro de maná, o puseram diante do Senhor conforme Moisés tinha ordenado. Então Arão colocou junto às tábuas da Lei ali para servir de memorial.
Os israelitas comeram do maná por quarenta anos até chegarem nas fronteiras de Canaã.

Amados irmãos e irmãs, podemos concluir que, diz no VS. 15c, que Jesus é o Pão vivo que desceu do céu, veja em João 6:51 o que Ele nos diz:
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém comer deste pão, viverá para sempre."
Jesus é a Palavra!

Se nos alimentarmos da mesma, teremos uma vida de satisfação, de gratidão, a murmuração não deve fazer parte da vida daquele que foi salvo por Jesus. Muitas vezes o Senhor quer nos ensinar algo com alguma provação, mas logo pedimos... socorro Senhor!

Ele espera que sejamos fiéis e gratos, e Sua Palavra se cumprirá em nossas vidas.
"O Senhor é o meu Pastor; de nada terei falta. " (Salmos 23:1).

Que você tenha um ótimo dia, Deus te abençoe.

Pastora Fátima Oliveira Neves.

IEQ Sede Hortolândia/ SP.