Ao lermos o livro de Êxodo capítulo 23, observamos a continuação das leis e regulamentos que deveriam governar a vida diária do povo de Israel.
Verifica-se a importância da justiça e da responsabilidade e as orientações para a vida em comunidade. Também mostra a importância de tratar os outros com respeito e justiça, lembrando-nos do valor da vida humana e da necessidade de assumir a responsabilidade por nossas ações e de restituir qualquer dano que causemos.
Em Êxodo do 23.10-13, Deus apresenta as leis referentes ao sábado e ao ano sabático. Com essas leis o Senhor queria mostrar-lhes que Ele é o Senhor de toda a terra, que o período de descanso é fundamental para o desenvolvimento do homem, de seu relacionamento com Deus e com sua família. O sábado, que significa descanso, era o sétimo dia da semana hebraica (Gênesis 2.2-3). Os israelitas receberam a ordem de manter esse dia como um santo dia de descanso e reflexão em honra ao Senhor (Êxodo 20.8-11).
As três festas
Deus ordenou que seu povo celebrasse em louvor a Ele três vezes no ano:
Festa dos pães asmos: os sacrifícios deveriam incluir ofertas do começo da colheita de cevada dos primeiros frutos (Êxodo 12.14-20; 22.29). Deveria ser realizada no mês de abib, isto é, entre março e abril.
Festa dos primeiros frutos ou festa da sega, também conhecida no Novo Testamento como "Dia de Pentecostes", ocorria 50 dias após a festa dos Pães Asmos. Essa festa ocorria durante a colheita do trigo.
Festa da Colheita ou dos Tabernáculos, durante a qual as pessoas ficavam em abrigos temporários, acontecia no final do ano agrícola, quando as azeitonas, uvas e outras frutas eram colhidas.
Deus havia prometido levar esse povo a um lugar especial (Êxodo 23:20), se seu povo obedecesse suas leis, seus princípios e regras todos viveriam bem, pois Ele seria com eles todos os dias de suas vidas. Teriam inimigos,
adversidades, mas Deus estaria com eles.
Assim também acontece conosco, temos a promessa do Senhor sobre nossas vidas, temos sua Santa Palavra, onde ele nos instrui para podermos viver bem e dignamente, basta obedecermos sua voz.
Isaías 1.19 diz: Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor desta Terra.
Que possamos como servos fiéis ouvir e obedecer à voz de Deus, e assim sermos mais do que vencedores em todos os momentos de nossa vida.
Rosana Firmino
IEQ Sede Hortolândia