Listen

Description

Ouvimos aqui a conversa de Alexandra Prado Coelho (jornalista do Jornal PÚBLICO) com 15 caminhantes, no âmbito das Caminhadas com Arte.

Falámos sobre a importância do papel do jornalismo na sociedade e os seus desafios: a utopia da objectividade plena, o rigor na informação apresentada, a capacidade de saber ouvir e saber interpretar, a exigência dos leitores e a sua confiança facilmente quebrável. Alexandra fala-nos também um pouco sobre o seu percurso e da sua paixão em relação ao jornalismo, que começou com a curiosidade e o fascínio pelo Médio Oriente, tema sobre o qual escreveu ao longo de 16 anos. Ultimamente, tem escrito sobre a cultura e a alimentação.

Aconteceu no dia 20 de setembro de 2020, em Aljezur.

BIOGRAFIA

Nasceu em Lisboa em 1967 e é licenciada em Comunicação Social. Entrou no jornal PÚBLICO em 1990 onde permaneceu até aos dias de hoje. O jornal continua a ser, para a Alexandra, uma porta aberta para tudo o que deseja descobrir. Nos últimos anos dedicou-se ao tema da comida. Escreveu dois livros, um sobre a presença dos muçulmanos em Portugal e outro sobre a cervejaria Ramiro.



TEMA

Uma caminhada sobre a curiosidade e a essência jornalística. O jornalismo como forma de ouvir os outros e de perceber o mundo. Da religião à arte ou à comida, todas as perguntas fazem sentido porque todas nos abrem caminhos novos e muitas vezes inesperados.

Edição áudio: Remi Gallet