Listen

Description

Conversa com João Mariano - um apaixonado fotógrafo que nasceu, cresceu e vive em Aljezur - sobre os seus projectos fotográficos na Costa Vicentina. Neste episódio, o João fala-nos dos trabalhos duros e tipicamente praticados no Barlavento (algumas estando quase a extinguir-se), nomeadamente das duras lides da pesca e da apanha dos percebes. Um depoimento muito singular de alguém que, durante anos, acompanhou de perto e fotografou as pessoas que trabalham e vivem do (e no) mar, eternizando-as através da lente ocular.

Aconteceu no dia 20 de setembro de 2020, em Aljezur.

BIOGRAFIA

Com um percurso na fotografia tão rico quanto diversificado, João Mariano é um filho do Algarve, sendo o seu trabalho moldado pelas gentes e pela cultura da Costa Vicentina, a que chama o seu “laboratório de emoções”. É esta região que mais o inspira e lhe estimula a criatividade no olhar. Fruto desta profunda ligação, publicou diversos livros que celebram as tradições e os saberes da terra e do mar, bem como a paisagem do sudoeste algarvio.



TEMA

Uma caminhada para o público se deixar levar pela mão e voz de um apaixonado pela Costa Vicentina, e que a conhece como ninguém. «A Costa Vicentina é um lugar para gente paciente. É um local de contemplação onde o tempo é companheiro da observação. Quantas vezes olho para o mesmo, para o ver sempre diferente? Quantas vezes sinto que estou a percorrer o mesmo trilho de forma abstracta, redescobrindo-o vagarosamente, com outros tantos encantos? Quantas vezes reparo num pormenor que nunca me tinha despertado a atenção?» - João Mariano

Edição: Remi Gallet