Listen

Description

Ouvimos aqui o segundo episódio da conversa de Sandro William Junqueira (escritor) com 15 caminhantes, no âmbito das Caminhadas com Arte.

Sandro fala-nos da sua experiência como escritor, do trabalho de cortar e costurar o texto e da dificuldade que existe em viver somente da escrita em Portugal. Para Sandro, o incómodo e o questionamento é a fonte da boa literatura.

Durante a caminhada, declama um excerto da Tabacaria de Fernando Pessoa, obra que decorou para poder levar consigo para todo o lado.

Aconteceu no dia 27 de setembro de 2020, em Monchique.

BIOGRAFIA

Sandro William Junqueira nasceu em 1974. Tem vindo a publicar diversas obras que foram nomeadas e premiadas recentemente. Em 2012, foi considerado um dos escritores para o futuro pelo semanário Expresso. É atualmente o coordenador do projeto PANOS – Palcos Novas Palavras Novas no Teatro Nacional D. Maria II. 

TEMA

A vida sobre a terra é uma luta. Contra os elementos, contra a imprevisibilidade, contra a morte. A literatura faz parte deste combate, até porque as coisas não se separam – a natureza mistura-se com as histórias, a temperatura com as palavras, os altos e baixos do território com os da criação. Não se escreve sem se ouvir o pulsar da terra e não se lê sem usar o corpo todo. No Inverno pensa-se mais o lado de dentro? No Verão é mais difícil mentir? Pode-se tapar a natureza com betão? E a arte e os livros podem existir separados do chão?

Edição de som: Rémi Gallet