Listen

Description

Este episódio do Podcast Direto ao Ponto destaca a conquista do prêmio de melhor filme pelo documentário Por onde anda Makunaima, do cineasta roraimense Thiago Briglia.

Na entrevista, nós também conversamos sobre políticas culturais e o desmonte destas pelo governo, principalmente no que diz respeito ao audiovisual.

Aperta o play e confere.

……………………

Conta a lenda que Makunaima, o herói indígena, nasceu e habitava no Monte Roraima, que então tinha a forma de uma árvore gigante. De tão grande, a árvore tocava o céu.

Certo dia, Makunaima cortou o tronco da árvore, que se despedaçou no chão, dando origem a inúmeras outras plantas frutíferas. O que restou da imponente árvore se transformou no Monte Roraima.

Essa é uma das versões para um dos mitos mais controversos e estudados por etnólogos e antropólogos da região circum-Roraima. De tão forte, o mito deu origem ao personagem Macunaíma, o herói sem caráter do Brasil, fruto da imaginação do extraordinário escritor Mário de Andrade.

Por aqui, o assunto virou objeto de estudo e uma ideia fixa na cabeça do cineasta Thiago Briglia. Tanto assim que, já em 2007, ele filmou o bem-sucedido DocTV Nas Trilhas de Makunaima. Começava ali uma relação profunda de um artista engajado pelas causas sociais e indígenas com o mito que incorpora a identidade do povo brasileiro.

Agora, depois de vários filmes de sucesso regional e nacional, Thiago chega ao ápice da sua carreira ao vencer o prêmio de Melhor Filme, do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com o longa Por onde anda Makunaima, um documentário de 84 minutos.

O filme é uma co-produção da Platô Filmes (Roraima) e da Boulevard Filmes (São Paulo). Pelas lentes do roraimense Thiago Briglia, o Brasil redescobriu e está revisitando o Mito de Makunaima.

O podcast Direto ao Ponto conversou com Thiago Briglia sobre a grande vitória no 53o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e sobre o desmonte das políticas culturais que vivemos hoje no Brasil.

.............................

Ficha técnica de "Por onde anda Makunaima?':

Produção
Platô Filmes

Co-Produção
Boulevard Filmes

Direção e Montagem
Rodrigo Séllos

Produtores
Letícia Friedrich
Thiago Chaves Briglia

Produtor de Locação e Pesquisa
Irmânio Magalhães

Som direto
Cláudio Lavôr
Gian Ciminelli
Hudson dos Santos

Edição de som e mixagem
Cláudio Lavôr

Direção de Fotografia
Julio Costantini
Marcelo Paternoster

Produtores Executivos
Letícia Friedrich
Thiago Briglia

Argumento
Klaus Schmaelter
Rodrigo Séllos

Roteiro
Juliana Colares