Listen

Description

Esse episódio vai ao ar na semana em que o estado de Israel executou 400 palestinos com ataques aéreos em Gaza. (Ep gravado dia 17/03).

No prefácio da 2° edição do livro Marxismo e Judaísmo: História de uma relação difícil, a historiadora Arlene Clemesha escreve: A segunda edição deste livro chega ao público em um momento de extrema gravidade para o povo palestino, para Israel no Oriente Médio e para o judaísmo mundial, submetido a uma crise de consciência sem precedentes na era contemporânea. O genocídio do povo palestino, que se estende há mais de catorze meses, é descrito como apocalíptico pelo chefe do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Tom Fletcher. Os ataques israelenses são ininterruptos. Ocorrem com o conhecimento de todos, a cumplicidade das principais potências mundiais, e o apoio explícito dos Estados Unidos.

Assassinatos massivos executados com o emprego de inteligência artificial, tal qual o sistema Lavender, somam-se a assassinatos dirigidos, executados por drones contra médicos, jornalistas, agricultores e cozinheiros, entre outros profissionais empenhados em tratar e alimentar a população, para não mencionar os grotescos “massacres da farinha” e centenas de outros casos de ataques mortíferos contra pessoas em busca de alimento. A fome é criada de maneira proposital e utilizada como arma de guerra. Há uma escassez cruel de água potável, medicamentos e demais itens indispensáveis à vida. Noventa por cento da infraestrutura da Faixa de Gaza foi destruída e o Norte foi ocupado pelo Exército israelense."

De fato, o Estado de Israel se auto intitula representante dos judeus de todo o mundo. Mas será que é assim? Por que existe um extermínio em Gaza? O que significa Sionismo? Qual a relação do marxismo com o judaísmo? É isso que pretendemos responder hoje, com a participação da professora Arlene Clemesha Professora Dra. de História Árabe do Curso de Árabe do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo. Doutora pelo programa de pós-graduação em História Econômica da USP e autora do livro Marxismo e Judaísmo: História de uma relação difícil, um livro que nos convida a repensar as narrativas tradicionais e a mergulhar nas várias faces dessa relação histórica. Prepare-se para uma conversa fundamental para entender a Questão judaica, aqui no PODHISTÓRIA, onde o passado ganha vida.

Apoie nosso trampo no apoia.se/podhistoriapodcast link na bio.