Listen

Description

S&P 500 e Nasdaq tiveram dia de alta ontem e hoje os três principais índices futuros voltam a subir após o presidente Joe Biden anunciar o plano de investimento de US$ 2,25 trilhões na infraestrutura dos EUA. O projeto prevê a reforma de estradas e pontes, implementação de carregadores de veículos elétricos, substituição dos transportes públicos a diesel e construção de novas casas, o que vai exigir muita commodity de todo o mundo e esse será um grande problema dos americanos, pq no pior período da pandemia, a China raspou quase toda a oferta que tinha no mundo.

As principais demandas serão por: Aço, cimento, cobalto, lítio e cobre. Uma outra que vê risco nessa mudança para os veículos elétricos, é o petróleo. E hoje teremos o segundo dia de reunião da Opep+, a organização mundial do petróleo, que deve anunciar novos cortes na produção, de olho também nas novas medidas de restrição impostas na Europa. Ontem a França voltou a decretar lockdown.

Entretanto, o mercado Europeu sobe agora pela manhã, animados com os dados de PMI Industrial, que mostraram uma expansão acima do esperado para o setor.

Já as novas pesquisas industriais da China, dessa vez coletadas pela empresa privada Caixin, contrastam com uma outra divulgada essa semana, e mostra uma expansão da atividade fabril mais lenta em quase um ano, com a demanda doméstica geral mais fraca. No entanto, as ações do índice de Shanghai tiveram alta no pregão da madrugada, assim como a bolsa de Tóquio, com o sentimento de negócios no Japão voltando ao nível pré pandemia.

Aqui no Brasil, ontem tivemos uma leve realização do Ibovespa, mas que ainda fechou o mês de março com alta de 6,00%, apesar de fechar o 1º trimestre em queda de 2,00%. O clima dos últimos dias no mercado acionário foi até positivo, comparado com a turbulência política em Brasília. Depois das trocas de cadeiras até nos comandantes do exércio, marinha e aeronáutica, foco total agora na resolução do problema do Orçamento de 2021. Bolsonaro tem o projeto em sua mesa e precisa tomar a decisão de aprova-lo completamente, vetar alguns trechos ou barrar totalmente. A última opção seria a mais complicada, por mais que a equipe econômica afirme que o Orçamento como está pode resultado em um impeachment do presidente, já que aumenta de maneira ilegal as despesas com investimentos. As negociações continuam e ontem tivemos um principio de melhora com o relator, Marcio Bittar, se dispondo a cortar R$ 10 bilhões das emendas parlamentares. Só que ainda falta mais.

Para a agenda de indicadores, também teremos PMI Industrial nos EUA e Brasil, pedidos de seguro-desemprego americano, produção da indústria brasileira e balança comercial.

Uma ótima quinta-feira a todos e Feliz Páscoa, amanhã não estarei por aqui porque é feriado e as bolsas não abrem.

Uma ótima quinta-feira a todos e continuem se informando pelas demais plataformas:

Siga o InstaEconomico: https://bit.ly/InstaEconomico

Entre no canal do Telegram: https://bit.ly/Telegraminstaeconomico