Índices americanos amanhecem em baixa, depois do S&P e Dow Jones baterem recorde ontem, animados com dados positivos de emprego divulgados na sexta-feira e o PMI de serviços ontem, que subiu a 63,7 pontos em março, chegando a melhor leitura já registrada pelo setor mais relevante da economia americana.
A Europa, que esteve fechada ontem devido ao feriado, avança hoje, apesar da taxa de desemprego na zona do euro ter se mantido em 8,3% em fevereiro, enquanto economistas esperavam um recuo para 8,1%.
No noticiário corporativo por lá, o banco suiço, Credit Suisse, revelou que fará uma baixa contábil de US$ 4,7 bilhões, substituirá mais de meia dúzia de executivos, cortará bônus, dividendos e suspenderá recompra de ações, depois do calote daquele hedge fund que falei algumas semanas atrás e gerou tensão no setor bancário.
Na Ásia, os índice no Japão fechou em queda superior a 1%, com realização dos lucros após altas recentes, enquanto na China, que estava voltando de feriado, o principal índice Shanghai Composite fechou proximo da estabilidade, em queda de 0,04%. Por lá, apesar do setor de serviços chinês ter mostrado avanço em março, à medida que as empresas contratam mais trabalhadores e o otimismo empresarial aumenta, pesou o fato do Banco Popular da China pedir aos principais bancos do país para manter o crescimento de crédito estável até o final do ano para evitar bolhas de ativos após dois meses de expansão.
Por aqui, na live da XP Investimentos, Paulo Guedes amenizou o impasse gerado pelo orçamento e considerou como “ruído” o que tem sido publicado pela mídia a respeito de um possível tensionamento com os parlamentares. O ministro acredita que as negociações sejam concluídas antes do dia 22 de abril, data limite para o presidente Bolsonaro tomar a decisão se assina, veta ou descarta o projeto de Orçamento. Um segundo recado importante de Guedes no evento foi o de que o governo não estuda a possibilidade de decretar novamente o Estado de Calamidade.
Outra questão importante de ontem foi a pesquisa XP/Ipespe Política, que segue mostrando crescimento na rejeição do Bolsonaro, chegando a 48%, e queda na aprovação, para 27%.
Na agenda do dia, teremos ofertas de emprego de fevereiro nos EUA, PMI de Serviços aqui no Brasil e Leilão do Tesouro Nacional.
Uma ótima terça-feira a todos e continuem se informando pelas demais plataformas:
Siga o InstaEconomico: https://bit.ly/InstaEconomico
Entre no canal do Telegram: https://bit.ly/Telegraminstaeconomico