Ontem o Ibovespa fechou em alta de 0,4% e zerou todas as perdas que vinha acumulando no ano, sem se preocupar com os ruídos políticos internos. A proposta de Orçamento ainda não tem nada definido e até aquela PEC fura teto, que comentei ontem sobre passar gastos da pandemia fora do teto de gastos, não sabe se ela ainda está de pé ou não. Enquanto isso, a CPI da Covid foi instala, mas sem uma data prevista para o início das atividades. De positivo para o governo federal, ela também vai investigar os repasses realizados pela União aos Estados e Municípios, assim os holofotes serão divididos. Mas como atenção ao governo, a maioria da comissão deve ser formada por oposição e independentes, o que exigirá uma maior articulação política durante o processo.
Já nos EUA, a alta de ontem foi liderada pelas empresas de tecnologia, que se animaram com o recuo dos rendimentos dos títulos americanos de 10 anos. As chamadas treasuries recuaram mesmo com a inflação ao consumidor no país saindo acima do esperado, em 0,6% no mês de março, na comparação com fevereiro. A maior alta desde 2012. Por lá, os membros do Fed, que é o Banco Central dos EUA, vêm repetindo um discurso que vimos por aqui, sobre a inflação ser temporária. E para hoje, investidores ficarão atentos a um evento com participação do Jerome Powell, presidente do Fed, além da divulgação do Livro Bege, que trás as perspectivas do Banco para a economia dos EUA.
Os ganhos dos índices americanos só não são maiores, devido uma certa preocupação após a FDA suspender a vacinação com o imunizante da Johnson e Johnson após relatos de seis casos raros de coágulos. Mais ou menos como aconteceu na Europa com a vacina da AstraZeneca.
Já no mercado corporativo, começam a ser divulgados os resultados do primeiro trimestre de 2021 de grandes bancos como JP Morgan, Goldman Sachs e Wells Fargo. Além disso, teremos a abertura de capital da Coinbase, a maior corretora de criptomoedas dos EUA, que pode ser avaliada em US$ 100 bilhões. O movimento é muito aguardado por ser a primeira exchange a entrar na bolsa e vai animando o bitcoin, que voltou a bater recorde hoje, ultrapassando os 64 mil dólares.
Na Ásia os índices fecharam em alta e na Europa também estão no positivo, acompanhando o cenário nos EUA. Para os europeus, a presidente do Banco Central também vem a público participando de evento hoje.
Uma ótima quarta-feira a todos e continuem se informando pelas demais plataformas:
Siga o InstaEconomico: https://bit.ly/InstaEconomico
Entre no canal do Telegram: https://bit.ly/Telegraminstaeconomico