O Ibovespa segue subindo sem freio e ontem engatou a quarta alta consecutiva, sem saber o que é fechar no negativo essa semana. O dia foi marcado por indicadores econômicos positivos aqui no Brasil e nos EUA.
No cenário doméstico, o setor de serviços apresentou um avanço de 3,7% em fevereiro na base de comparação mensal, acumulando crescimento de 24% nos últimos nove meses e se recuperando da perda de 18,6% registrada nos meses de março e maio de 2020.
Já nos país norte-americano, os pedidos de seguro-desemprego registraram na semana passada seu menor resultado da pandemia, com 576 mil reinvindicações. Enquanto as vendas no varejo avançaram 9,8% em março na comparação com fevereiro, uma vez que muitos cidadãos receberam os cheques de alívio do governo em US$ 1.400.
Hoje os índices futuros de Wall Street também apresentam um ligeria alta, com exceção do Nasdaq que e está praticamente estável. Europa sobe mais forte e a Ásia também teve boa alta na madrugada.
O que anima pela manhã são os dados divulgados na China, com o PIB apresentando um crescimento recorde de 18,3% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2020, quando o país foi bastante afetado pela pandemia. O crescimento na base trimestral foi mais moderado, em 0,6%. Ambos vieram abaixo do esperado pelos economistas, mas ainda sim mostram uma forte reação da economia chinesa que deve crescer mais de 6% este ano.
Outros dados que também saíram foram as vendas no varejo com crescimento de 34,2% em março, na base de comparação anual e a produção industrial, que decepcionou um pouco diante a expectativa, e cresceu 14,1%.
Com toda essa perspectiva positiva do crescimento global, o apetite ao risco dos investidores cresce. O petróleo que vinha ficando estável em 60 dólares, já retoma a recuperação e está em 67 dólares. O títulos de renda fixa dos EUA que chegaram quase no rendimento de 1,8%, agora estão em 1,5%.
Agora voltando ao Brasil, não tivemos atualização sobre o Orçamento de 2021, que se não for aprovado essa semana, vai gerar bastante pressão para a semana que vem, já que precisar ser definido até quinta-feira. E também tivemos o desfecho da decisão do STF de anular as condenações do Lula e tornando o ex-presidente elegivel para 2022. Os ministros do supremo ainda vão decidir se os processos serão encaminhados para São Paulo ou Brasília. A decisão ela aconteceu na parte da noite, quando a bolsa estava fechada e provavelmente trás uma volatilidade para hoje. Não creio que muito forte pq essa decisão já era esperada, o que mais pesa na minha opinião é o fato da bolsa vir de uma sequencia de alta e investidores podem realizar lucros para passar o final de semana mais tranquilos.
Na agenda do dia nós não teremos muitos indicadores relevantes, mas teremos os ministros da Europa se encontrando em reunião do Eurogrup, o presidente americano Joe Biden recebendo o primeiro ministro japonês na Casa Branca, sendo a primeira visita de um líder mundial após sua eleição.
Uma ótima sexta-feira a todos e continuem se informando pelas demais plataformas:
Siga o InstaEconomico: https://bit.ly/InstaEconomico
Entre no canal do Telegram: https://bit.ly/Telegraminstaeconomico