Finalmente chegou a super quarta, dia de decisão na política monetária. Aqui no Brasil devemos ver o Copom elevar a Selic pela primeira vez em seis anos.
Em pesquisa da XP com 124 investidores institucionais, 77% acreditam que o comitê eleve a taxa básica de juros 50 pontos base, para 2,5% ao ano. Pesquisa da Bloomberg vai na mesma linha.
É importante saber que essa elevação do juros hoje, se ocorrer, não é porque o Banco Central atingiu o resultado final do estímulo na recuperação econômica, mas porque ele está sendo forçado a elevar por pressão do câmbio e da inflação, que estão altos e extrapolando a meta.
Nos EUA, o Fed também anuncia a sua decisão, mas os americanos focarão na leitura do relatório sobre as previsões econômicas do país e se existe a possibilidade de alta de juros antes de 2023.
Mas antes dos anúncios, os índices acionários no mundo operam em cautela, com a Europa em queda e os futuros de Wall Street próximos da estabilidade. Enquanto o Tesouro Americano de 10 anos está em alta e atinge o rendimento de 1,64%, o maior valor em 12 meses.
Uma ótima quarta-feira a todos e continuem se informando pelas demais plataformas:
Siga o InstaEconomico: https://bit.ly/InstaEconomico
Entre no canal do Telegram: https://bit.ly/Telegraminstaeconomico