Depois de uma semana que o Ibovespa registrou alta em todos os dias, subindo quase 3,0% e voltando aos 121 mil pontos, vamos para mais uma semana, essa que não tem muitos indicadores econômicos, mas promete ser agitada com eventos políticos e econômicos, apesar de termos um dia a menos com o feriado na quarta-feira, dia de Tiradentes.
Começando pela definição do Orçamento de 2021 que obrigatoriamente deve ser decidido até a quinta-feira, dia 22, e no momento o mais provável é que o texto seja definido com vetos. Isso significa que o Bolsonaro iria cortar alguns trechos do projeto que destina orçamento para emendas parlamentares, e também parte do orçamento destinado ao Ministério do Desenvolvimento, que cuida de obras públicas. Estes vetos podem gerar desgastes entre o Planalto e os Parlamentares, mas até agora, de acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira, em uma conversa que ele teve na sexta-feira no BTG, as negociações estão fluindo bem.
Outro ponto de atenção para essa semana, mas nesse caso implica mais questões política e que podem trazer de certa maneira volatilidade aos mercados, é o início da CPI da Covid. A data prevista para o início das atividades é também na quinta-feira, mas essa tem possibilidades de adiamento para a terça-feira da próxima semana.
E um assunto que vai começando a entrar no radar por aqui é a privatização da Eletrobras, que hoje deve ser anunciada a primeira versão da proposta feita pelo relator, o deputado Elmar Nascimento.
Indo para o cenário internacional, com as bolsas amanhecendo próximas da estabilidade, teremos ao longo da semana decisões na taxa de juros na Zona do Euro, China e Rússia, além disso, também na quinta-feira, dia 22, teremos a Cúpula do Clima, promovida pelos EUA e com a participação das principais economias do mundo, incluindo o Brasil.
Agora no mercado das criptomoedas, tivemos nesse final de semana uma leve demonstração de volatilidade, com o Bitcoin saindo dos US$ 64 mil e chegando a tocas os US$ 51 mil, isso tudo depois de passada toda a expectativa com o IPO da Coinbase, a maior corretora de cripto dos EUA, e com alguns ruídos em torno de taxação, etc, notícias que sempre rolam e que os investidores devem estar cientes, não só da volatilidade, mas que uma hora ou outra algum governo pode querer colocar um dedo nesse mercado.
Uma ótima segunda-feira a todos e continuem se informando pelas demais plataformas:
Siga o InstaEconomico: https://bit.ly/InstaEconomico
Entre no canal do Telegram: https://bit.ly/Telegraminstaeconomico